top of page

Molhos Que Transformam a Comida


Um molho pode dar uma cara nova a um prato ou trazer mais colorido e sabor a várias preparações. O segredo será sempre utilização de ingredientes frescos, especiarias e o velho toque caseiro. Vamos aprender alguns molhos básicos e tradicionais de algumas culturas.


Molho Satay (molho de amendoim)

Um dos molhos mais populares no sudeste asiático, muito utilizado na indonésia. Não se sabe ao certo sua origem, tendo variações do feito na Indonésia, que leva leite de coco, para a versão Malaia. O importante é que qualquer uma das versões se mostra deliciosa.


Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem 1 colher (chá) de gengibre picado 1 colher (chá) de alho picado 1 xícara (chá) de manteiga de amendoim 3⁄4 de xícara (chá) de leite de coco 1 folha de alga nori 1 colher (sopa) de shoyu 2 colheres (chá) de açúcar mascavo 1 colher (chá) de molho de pimenta Sriracha 1 colher (chá) de curry em pó 1⁄2 colher (chá) de sal

Modo de Fazer: Em uma frigideira pequena, refogue o alho e o gengibre em fogo baixo por cerca de 3 minutos sem dourar. Transfira para o copo de um liquidificador e adicione os demais ingredientes do molho. Bata até que o molho fique homogêneo.

Pode ser utilizado sobre tofu grelhado, sobre saladas ou acompanhando carnes e massas.

Molho Chermoula Molho que possui sua origem no Marrocos, utilizado em todo norte da África. É um molho forte que mistura ervas frescas, especiarias e pimenta.

Ingredientes

1 e1⁄2 xícara (chá) de coentro, folhas e talos finos 1 xícara (chá) de salsinha 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem 1 colher (sopa) de suco de limão 2 colheres (chá) de alho picado 2 colheres (chá) de páprica defumada 1 colher (chá) de coentro em pó 1 colher (chá) de cominho em pó 1⁄4 de colher (chá) de pimenta calabresa 1⁄4 de colher (chá) de sal marinho

Modo de fazer: Combine todos os ingredientes em um processador e pulse algumas vezes até que se forme uma pasta. Quanto mais você bater, mais homogêneo irá ficar.

Utilize esse molho quente ou frio, por cima de legumes é uma ótima sugestão.

Pesto trapanese

Tem sua origem na Sicília, o pesto trapanese é um molho que pode ser utilizado para massas ou para vegetais.

Ingredientes

1 xícara (chá) de tomates-cereja, cortados ao meio

1 xícara (chá) de tomate seco, hidratado em água quente e sem pele

1 xícara (chá) de manjericão de folha larga

1⁄2 xícara (chá) de amêndoa fatiada

1⁄4 de xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem, dividido

2 colheres (sopa) de água filtrada

2 colheres (chá) de alho picado

1⁄2 colher (chá) de sal

Pitada de pimenta-do-reino

Modo de fazer:

Adicione 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira e toste as amêndoas em fogo médio até ficarem douradas, por 3 a 5 minutos. Adicione o alho e cozinhe por mais 1 minuto, sem dourar. Adicione o tomate-cereja, aumente o fogo e cozinhe até que as peles comecem a se romper, por cerca de 3 minutos. Deixe esfriar e transfira para um processador. Adicione o tomate seco já hidratado, o manjericão, o sal, a pimenta-do-reino e o restante do azeite de oliva. Pulse algumas vezes. Adicione a água e processe um pouco mais, mas mantendo alguma textura.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page