top of page

A Importância da Alimentação Para A Fertilidade



Já postei em uma outra matéria a questão de como os refrigerantes podem atrapalhar no processo de tentativas para engravidar (veja aqui), por conter muito açúcar e este ser um nutriente que contribui para desregular uma série de funções do nosso corpo, incluindo a fertilidade. A alimentação é um dos pontos que deve ser avaliado com extremo cuidado, não só para aumentar as chances da gravidez acontecer, como também para que essa gestação vá até aos 9 meses e mãe e bebê fiquem saudáveis.


Se eu retirar o refrigerante da minha alimentação já será um excelente caminho. Este é o início de um caminho transformador, sendo que não é só o refrigerante que pode atrapalhar. Tirar essa bebida do nosso dia-a-dia é importante para qualquer pessoa, e além de retirar aquilo que não é tão saudável, temos que pensar em quais alimentos podem ajudar nesse caminho.


Vamos a algumas dicas de como melhorar a alimentação e fazer com que nosso organismo esteja mais saudável para facilitar o processo de engravidar:

  • Diminua a gordura saturada: E isso se consegue diminuindo o consumo de produtos ultraprocessados (aqueles que já vem pronto ou estão em caixinhas coloridas nos mercados), salgados ou doces. Sorvetes, biscoitos, salgadinhos... eles podem contribuir de modo significativo para o ganho de peso e esse ganho interfere diretamente nos hormônios masculinos e femininos que iriam atuar na concepção.

  • Excesso de açúcar refinado (o açúcar branco, de mesa) e farinha branca também leva a um ganho de peso exagerado e mexe com os mecanismos de controle da glicose no sangue. Se juntar a isso a condição de ovários policísticos teremos um potencializador negativo para quem quer engravidar. Essa condição leva a resistência insulínica, que vai também interferir nessa glicose e levar a um ciclo vicioso extremamente prejudicial.


E quais alimentos podem ser importantes?

  • Carboidratos complexos, que possuem uma digestão mais demorada e liberam açúcar aos poucos para o nosso corpo são importantes para garantir a energia da alimentação sem levar a prejuízos. Coloque na sua alimentação arroz integral, raízes como batata, mandioca, inhame, legumes e frutas com casca e bagaço.

  • Magnésio é um mineral que ajuda no controle da glicose e traz um benefício para quem tem ovários policístico. Você encontra magnésio na banana, aveia, uva, grão de bico, beterraba e couve.

  • Zinco é outro mineral importante, que faz uma grande diferença para a saúde masculina. Sabe por que? Ele é responsável para garantir o movimento dos espermatozoides. Homens com deficiência de zinco podem produzir espermatozoides que não conseguem chegar no óvulo. Para se evitar essa deficiência é importante a entrada de alguns alimentos: ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas e cereais integrais.

A consulta com um nutricionista é fundamental antes de se tentar engravidar e, achando qualquer deficiência, poderá ser prescrita uma mudança alimentar e até mesmo uma suplementação desses minerais tão importantes para garantir esse início, como uma forma de aumentar as chances da gravidez acontecer.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page