Buscar
  • Luciana Novaes

A Importância da Alimentação Para A Fertilidade



Já postei em uma outra matéria a questão de como os refrigerantes podem atrapalhar no processo de tentativas para engravidar (veja aqui), por conter muito açúcar e este ser um nutriente que contribui para desregular uma série de funções do nosso corpo, incluindo a fertilidade. A alimentação é um dos pontos que deve ser avaliado com extremo cuidado, não só para aumentar as chances da gravidez acontecer, como também para que essa gestação vá até aos 9 meses e mãe e bebê fiquem saudáveis.


Se eu retirar o refrigerante da minha alimentação já será um excelente caminho. Este é o início de um caminho transformador, sendo que não é só o refrigerante que pode atrapalhar. Tirar essa bebida do nosso dia-a-dia é importante para qualquer pessoa, e além de retirar aquilo que não é tão saudável, temos que pensar em quais alimentos podem ajudar nesse caminho.


Vamos a algumas dicas de como melhorar a alimentação e fazer com que nosso organismo esteja mais saudável para facilitar o processo de engravidar:

  • Diminua a gordura saturada: E isso se consegue diminuindo o consumo de produtos ultraprocessados (aqueles que já vem pronto ou estão em caixinhas coloridas nos mercados), salgados ou doces. Sorvetes, biscoitos, salgadinhos... eles podem contribuir de modo significativo para o ganho de peso e esse ganho interfere diretamente nos hormônios masculinos e femininos que iriam atuar na concepção.

  • Excesso de açúcar refinado (o açúcar branco, de mesa) e farinha branca também leva a um ganho de peso exagerado e mexe com os mecanismos de controle da glicose no sangue. Se juntar a isso a condição de ovários policísticos teremos um potencializador negativo para quem quer engravidar. Essa condição leva a resistência insulínica, que vai também interferir nessa glicose e levar a um ciclo vicioso extremamente prejudicial.


E quais alimentos podem ser importantes?

  • Carboidratos complexos, que possuem uma digestão mais demorada e liberam açúcar aos poucos para o nosso corpo são importantes para garantir a energia da alimentação sem levar a prejuízos. Coloque na sua alimentação arroz integral, raízes como batata, mandioca, inhame, legumes e frutas com casca e bagaço.

  • Magnésio é um mineral que ajuda no controle da glicose e traz um benefício para quem tem ovários policístico. Você encontra magnésio na banana, aveia, uva, grão de bico, beterraba e couve.

  • Zinco é outro mineral importante, que faz uma grande diferença para a saúde masculina. Sabe por que? Ele é responsável para garantir o movimento dos espermatozoides. Homens com deficiência de zinco podem produzir espermatozoides que não conseguem chegar no óvulo. Para se evitar essa deficiência é importante a entrada de alguns alimentos: ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas e cereais integrais.

A consulta com um nutricionista é fundamental antes de se tentar engravidar e, achando qualquer deficiência, poderá ser prescrita uma mudança alimentar e até mesmo uma suplementação desses minerais tão importantes para garantir esse início, como uma forma de aumentar as chances da gravidez acontecer.

#gravidez #alimentação #saúde #fertilidade

21 visualizações

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 97677-5190

(21) 2254-8186

Me encontre nas redes sociais.

  • WhatsApp
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados   .   por Nutri Learn