top of page

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre o Teste do Pezinho


Desde 1992 é obrigatório a realização do Teste do Pezinho para todos os bebês. Através desse exame podemos detectar precocemente algumas doenças sérias que podem comprometer todo o desenvolvimento da criança. São doenças que não tem cura, mas que investigadas e tratadas a tempo, permitem a criança ter uma grande qualidade de vida no futuro.


Quando o bebê deve fazer esse teste?

Deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida.


Como ele é feito?

Se colhe algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. Esse local é escolhido por ser uma área com bastante vasinhos e com isso se consegue uma boa quantidade de sangue por apenas um furinho.


Quanto tempo leva para sair o resultado?

Em média de 15 a 30 dias após a coleta do sangue.


Me chamaram para fazer outro exame. Por que?

Isso se chama reconvocação. Não quer dizer que houve um problema ou que alguma doenças foi diagnosticada. Alguns bebês prematuros, ou que já tenho uma confirmação de alguma doença ou que receberam transfusão podem reagir e dar falso positivo para algumas doenças desse exame. Para se ter certeza, se pede que seja feita uma nova análise por volta de 120 dias de vida.


Eu preciso fazer outros exames no meu bebê?

Ás vezes, serão solicitados pelo pediatra outros exames, para continuar uma investigação que servirá para confirmar um diagnóstico ou excluir de vez a chance de determinada doença.


Só existe um Teste do Pezinho?

Na realidade não. Existe um teste básico, um ampliado e um avançado.


  • Teste do Pezinho Básico

Esse pode ser feito no posto de saúde, sem custo e detecta até 6 tipos de doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito (aquele que já nasce com a criança), fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.


  • Teste do Pezinho Ampliado

Esse só está disponível na rede particular. Inclui todas as doenças do teste básico, e consegue também indicar outras doenças como: galactosemia, toxoplasmose congênita, aminoacidopatias e deficiência de G6PD.


  • Teste do Pezinho Avançado

Está disponível só na rede particular, mas existe um projeto de lei que tenta colocar esse exame disponível na rede pública, para ser gratuito a todos. Aqui pode ser detectado por volta de 50 problemas de saúde diferentes, englobando todas as doenças dos exames anteriores além de erros inatos do metabolismo, distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos e do ciclo da ureia, que são reações químicas importantes no nosso corpo.


É importantíssimo que você faça pelo menos o teste básico, que já faz a análise de doenças importantes que precisam ser tratadas o mais precocemente possível. E dando algum diagnóstico positivo, o acompanhamento com o nutricionista será fundamental, para que haja a compensação alimentar no caso de algo que precisa ser retirado ou a orientação sobre o que comer de forma adequada.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page