top of page

Refrigerante Atrapalha para Engravidar?


Sim, segundo um estudo feito por pesquisadores em Saúde Pública da Universidade de Boston, nos EUA. No estudo pulicado em fevereiro desse anos, que avaliou quase 5 mil pessoas, a conclusão foi que a ingestão diária de 350 ml ou mais de refrigerante pode reduzir em até 25% a fertilidade das mulheres e 33% a dos homens. E essa porcentagem pode sr ainda maior se comparar com a ingestão de bebidas energéticas.


Por que isso acontece? Uma das possibilidades é que o alto consumo de açúcar interfere na função dos órgãos envolvidos na reprodução.

Lógico que não será apenas uma coisa que causa infertilidade, mas cada mau hábito eliminado, ajudará no processo de tentativa de engravidar.


Um possível mecanismo para essa associação, entre o consumo de bebidas açucaradas e a fertilidade, inclui o aumento da resistência insulínica, levando ao estresse oxidativo, que pode trazer prejuízos a qualidade do sêmen ou a função ovulatória. Confirmando outros achados, onde se sabe que entre as mulheres com síndrome dos ovários policísticos, que possuem altas taxas de resistência insulínica, anovulação e infertilidade, uma medida para diminuir o problema seria dietas com baixa carga glicêmica, para melhorar a regularidade do ciclo menstrual.


Portanto, essa é mais uma notícia mostrando os riscos a saúde no consumo de refrigerantes e açúcar em excesso.

Fonte: Intake of Sugar-sweetened Beverages and Fecundability in a North American Preconception Cohort, Epidemiology. 29(3):369–378, MAY 2018.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page