top of page

7 Motivos Sobre a Importância do Sono na Saúde Infantil


Dormir é importante para todo o funcionamento do nosso organismo. E para as crianças é fundamental: ajuda a reduzir risco de obesidade, aumenta a capacidade de aprendizagem e muito mais. Pesquisas tem mostrado que o sono é tão importante quanto a alimentação e prática de atividade física. É nesse momento de descanso que o corpo renova os neurotransmissores, que permitirão que as células cerebrais consigam se comunicar. E, além disso, durante o sono, essas células retiram tudo que pode estar atrapalhando, fazendo uma verdadeira faxina a cada noite, eliminando as toxinas causadoras de doenças.


Saiu uma pesquisa na Universidade de Dalhousie, na Escócia, que demonstrou que as crianças caem em uma zona de perigo se não tiverem seu sono respeitado. UMA HORA A MENOS DE SONO DURANTE A NOITE, JÁ MOSTRA ALTERAÇÕES NO ORGANISMO APÓS QUATRO NOITES SEGUIDAS DESSE COMPORTAMENTO.


Vou te contar 7 motivos que fará você perceber como dormir é importante, para você e seu filho.


1️⃣ AJUDA NO CRESCIMENTO O hormônio do crescimento é produzido em maior quantidade quando a criança está em sono profundo.


2️⃣ AJUDA O CORAÇÃO A TRABALHAR MELHOR Ter uma boa noite de sono protege as crianças de danos vasculares, porque dormir ajuda a diminuir os hormônios do estresse e a controlar melhor o colesterol, que em excesso pode ser prejudicial às arterias


3️⃣ AJUDA A CONTROLAR O PESO Quanto mais tempo acordada a criança fica, maior é a tendência dela buscar alimentos para relaxar e comer em horários que o organismo não consegue utilizar todos os nutrientes, armazenado o que sobra na, aumento o peso. A privação de sono, afeta o hormônio da saciedade, fazendo com que se fique procurando comer o tempo todo.

4️⃣ AJUDA A MELHORAR A IMUNIDADE Durante o sono, as crianças (e adultos) produzem proteínas conhecidas como citocinas, que o corpo utiliza para combater infecções, doenças e estresse. Dormir menos de 7 horas por noite aumenta em até 3x a chance de se desenvolver doenças como resfriados.


5️⃣ AJUDA A REDUZIR O RISCO DE LESÕES Crianças que dormem pouco, acabam ficando mais desorientadas por conta do cansaço cerebral, e com isso podem ser mais desajeitadas e mais impulsivas, se tornando mais vulneráveis para acidentes.


6️⃣ AJUDA A MELHORAR A ATENÇÃO Alguns estudos tem mostrado que crianças pequenas, antes de completar 3 anos, que dormem menos de 10 horas por noite, aumentam em 3x a chance de ter problemas de hiperatividade e impulsividade aos seis anos de idade. Para crianças em idade escolar, cosneguir que elas durmam 30 minutos a mais a cada noite, já demonstra uma melhora no controle de humor e impulsos, ajudando a concentração durante as atividades escolares.


7️⃣ AJUDA A AUMENTAR A APRENDIZAGEM O sono do bebê parece ser algo tão tranquilo, como se ele não estivesse pensando em nada... Errado! Durante o sono seu cérebro está ocupado a noite toda. Recém-nascidos aprendem durante o sono. E sabe aquela agitação que todos os bebês têm enquanto dormem? Então, estudos mostram que é o sistema nervoso deles testando fazer conexão entre o cérebro e os músculos. E isso continua por vários anos da criança. Por isso é tão importante o momento dos cochilos. Eles ajudam a fixar o conteúdo aprendido.


COMO CONSIGO FAZER MEU FILHO DORMIR? Crie uma rotina Organize os rituais de sono, mantendo os horários, para que o bebê se acostume a dormir.

Mantenha um ritual por pelo menos 3 meses, que leve uns 30 minutos, como dar um leve banho, ficar com ele no colo, colocar uma determinada música. Que sempre irá se repetir antes da hora de dormir. Também é legal manter por perto objetos favoritos do tempo de sono, como um cobertor ou travesseiro especial. Prepare a cama Tente manter a mesma temperatura e nível de luz no quarto da criança, mesmo quando ela estiver de férias. Não deixe ela levar para cama aparelhos eletrônicos como celular e joguinhos, porque isso irá afetar a melatonina – um hormônio que é produzido naturalmente à noite e ajuda o nosso corpo a relaxar para dormir.

Conte uma história Ler para crianças ajudará ao relaxamento e isso leva a criança a dormir melhor.


São pequenas atitudes que criam um ambiente mais saudável, para todos nós.


Fontes:

Corkum, Penny & Davidson, Fiona & Tan-MacNeill, Kim & Weiss, Shelly. (2014). Sleep in Children with Neurodevelopmental Disorders : A Focus on Insomnia in Children with ADHD and ASD. Sleep Medicine Clinics. 9. 149-168. 10.1016/j.jsmc.2014.02.006.


Vgontzas AN, Fernandez-Mendoza J, Miksiewicz T, Kritikou I, Shaffer ML, Liao D, Basta M, Bixler EO. Unveiling the longitudinal association between short sleep duration and the incidence of obesity: the Penn State Cohort. Int J Obes (Lond). 2014 Jun;38(6):825-32. doi: 10.1038/ijo.2013.172. Epub 2013 Sep 12. PMID: 24100421; PMCID: PMC3954466.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page