top of page

Delícia de Kimchi




Já ouviu falar em kimchi? Kimchi é uma receita coreana de vegetais fermentados. Por isso, os ingredientes variam muito porque qualquer mistura de vegetais fermentados podem ser um kimchi.

Vamos a uma receita de kimchi que é uma verdadeira terapia, uma obra de arte que além de tudo é bem saudável.


Ingredientes:

1 acelga pequena

1 1/2 colher de sal marinho

1 1/2 xícara (chá) de cenoura cortada em palitos finos

1 xícara (chá) de rabanete cortado em palitos finos

1/3 de xícara (chá) de cebolinha cortada em pequenos pedaços

1 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em palitos finos

1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em palitos finos

1/2 pimenta malagueta cortada em pedacinhos

1 colher (chá) de gergelim

2 xícaras de pêra asiática cortada em cubos

1/2 cebola pequena cortada em cubos

1 colher (sopa) rasa de alho cortado em pedaços

1 colher (sopa) de gengibre cortado

4 colheres (sopa) de sal marinho

1 litro de água mineral


Modo de fazer:


Salmoura:

Corte a acelga em quatro partes no sentido horizontal, mantendo firme o núcleo que une as folhas. Lave muito bem em água corrente. Todas as partes das folhas devem ficar encharcadas. Separe 1 e 1/2 colher (sopa) de sal e polvilhe entre as folhas da acelga. Acomode-as em um recipiente com tamanho suficiente para acomodar as quatro partes em contato com o seu fundo.


Cubra com um saquinho próprio para guardar alimentos. Coloque um peso sobre este recipiente de forma que toda a acelga fique pressionada.


Deixar em temperatura ambiente por 2 horas. Após a primeira hora, vire a acelga molhando-a em seu suco e finalizar o tempo na salmoura. Reserve

Recheio: Cortar todos os vegetais conforme indicado. Colocar todos os ingredientes em recipiente juntamente com o 1 colher (sopa) de sal. Misture muito bem e reserve.


Marinada: Dissolva completamente o sal restante na água em uma jarra de boca larga com capacidade para 2 litros. Coloque os ingredientes restantes em um processador e bata até formar um purê liso.


Utilize apenas o suco destes. Para isso, estender um pano de prato (com trama fechada) e sobre uma peneira média e despeje o purê formando um tipo de bolsa.


Colocar essa bolsa dentro da água salgada e, com o auxílio de uma colher grande, apertar para soltar o máximo dos sabores. Para finalizar este processo, retirar a bolsa da água e espremer para escorrer bem o líquido saboroso dos temperos. Descartar a parte seca restante dentro do pano e reservar a marinada para iniciar a montagem do kimchi.


Fermentação:

Enxague a acelga em água corrente, removendo todo o sal entre as folhas, escorrendo bem a água. Coloque os quartos da acelga no recipiente e distribuir o recheio de vegetais entre cada folha. Acomode os quartos da acelga recheados no recipiente de forma que se encaixem exatamente no fundo.


Derrame o líquido da marinada e organize os quartos da acelga para que fiquem todos submersos. Cubra totalmente o kimchi com saquinhos próprios para guardar alimentos e tampe o recipiente. Deixe em temperatura ambiente até começar a fermentar. O tempo desse processo dependerá da época do ano e/ou temperatura do ambiente onde for armazenado.


À temperatura de 20°C, após 3 dias, podemos interromper o processo de fermentação e colocar na geladeira, onde o kimchi pode ser armazenado por até 30 dias.

Fonte: Revista Essentia.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page