
Leu a matéria e ficou curioso para saber outras formas de utilizar a chufa?
Seguem duas receitinhas para vocês experimentarem e ganharem mais opções na hora de escolher os alimentos.
Horchata de Chufa
Ingredientes:
1 litro de água
250g de chufa
Modo de fazer:
Deixe a chufa de de molho por 8 horas. Escorra a água e elve ao liquidificador a chufa hidrata com 1 litro de água (gelada ou em temperatura ambiente). Bata bem e coe. Se achar necessário, adoçe com açúcar demerara, mascavo ou de coco.
Falafel de chufa
150g de grão de bico
1 cenoura ralada
1 abobrinha ralada
5 colheres (sopa) de farinha de chufa
1 ovo
1 dente de alho
1 cebola roxa pequena
1/3 de um alho-poró
sal, pimenta, páprica
Modo de fazer:
Cozinhe o grão de bio. Após o cosimento, esmague-o com um garfo e acrescente todos os ingredientes misturando bem. Tempere a gosto. Faça pequenas bolinhas e disponha em assadeira untada. Deixe no forno por aproximadamente 30 minutos até dourar.
Biscoitinho de amendoim e chufa
Ingredientes
¾ da caixa de fécula de batata (200g)
4 colheres (sopa) cheias de farinha de chufa
7 colheres (sopa) de açúcar mascavo
50 g de coco ralado bem fino
150 g de amendoim tostado e triturado - sem sal
3 ovos inteiros
Pitadas de canela em pó e noz moscada (a gosto)
Modo de fazer:
Misture todos os secos. Reserve. Bata os 3 ovos com um garfo e jogue em cima dos ingredientes secos. Misture bem com o garfo até o ovo se integrar totalmente à massa. A massa fica mole, mas é assim mesmo. Unte a forma com óleo comum e enfarinhe com a maisena. Asse em forno pré aquecido. Depois de assado utilize um cortador para retirar os biscoitos.