O Escondidinho é um prato típico brasileiro, originalmente feito de mandioca e carne seca. O nome vem do fato da carne ficar ¨escondida¨ pelo purê de mandioca. Esse prato foi abraçado pelos nossos corações e ganhou várias adaptações: trocando a mandioca de base por batata, e ganhando os mais diversos tipos de recheio.
Como eu não como carne (sabido por muitos), mas sou apaixonada por aipim (nome da mandioca na minha região), resolvi criar a minha receita adaptada, com um recheio de cogumelos. Ficou absurdamente bom e vou dividir essa maravilha com vocês:
Escondidinho de Cogumelos
Ingredientes:
Para a massa
1 colheres (sopa) de margarina
1 kg de mandioca descascada, cozida com sal e espremida;
1 caixinha de creme de leite
1 copinho de requeijão
Queijo parmesão ralado
Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite
500g de cogumelos em conserva, picado.
200g de ervilha cozida
1 cebola picada
2 tomates picados
2 dentes de alho amassados
½ xícara (chá) de água
Sal a gosto
Temperos: coentro, manjericão, cominho, pimenta a seu gosto
Modo de Fazer:
Aqueça o azeite em uma panela e refogue e a cebola e o alho. Acrescente os outros ingredientes do recheio, menos os temperos e misture bem até ficar cremoso. Desligue o fogo e acrescente os temperos e misture. Reserve.
Em uma panela, derreta a margarina, acrescente a mandioca, o creme de leite, o sal a gosto se necessário e misture até que fique homogêneo. Aí é só montar do seu jeito em um refratário.
Faça uma camada com metade do purê, uma camada com o recheio e por cima do recheio coloque o requeijão e, por fim, uma camada com o restante do purê.
Cubra com o queijo ralado e leve para assar em forno médio (180 ºC) pré-aquecido por cerca de 20 minutos. Se seu forno tiver o módulo de gratinar, use para que o queijo fique bem dourado.
Sirva com uma salada simples: eu adoro alface, agrião e tomate.
Dicas: Essa receita é para os ovolactovegetarianos. Mas ela pode ser feita por um vegano com substituições simples.
Troque o creme de leite e o requeijão por creme de soja.
Substitua o queijo ralado por amendoim torrado e moído.
Dos dois jeitos fica muito bom! Bom apetite!