O Que Comer e Beber Pra Não Cair no Carnaval

01/03/2019

 

O Carnaval é uma festa que reúne milhares de pessoas com um único pensamento: se divertir. Nessa vontade louca de brincar, dançar e pular, o tempo adequado para descanso e para uma alimentação saudável ficam de lado e poucos se preocupam com isso.

Então, vou ajudar você, folião, a conseguir pular os dias de festa, sem prejudicar sua saúde, dando chance para seu corpo se recuperar de forma rápida para quando voltar as atividades do dia a dia.

 

O consumo de bebidas alcoólicas aumenta demais nesse período, principalmente de cerveja. O álcool por si só já provoca uma desidratação no organismo e a cerveja faz com que se elimine líquidos de maneira rápida do corpo. Juntando isso a uma temperatura de mais de 35ºC, em alguns lugares passando de 40ºC, teremos uma boa chance de criar um processo de desidratação. Um organismo saudável está preparado para dar conta de no máximo duas latinhas de cerveja. Mais do que isso já começamos a sobrecarregar seu funcionamento. Sintomas comuns de que a desidratação ou aumento na pressão arterial podem estar acontecendo: dores de cabeça, tonturas e um pouco de desorientação. Quanto mais a pessoa beber assim, piores serão os sintomas até se chegar no pior estágio: estado de coma alcoólico.

 

E a comida? Toda festa acaba privilegiando alimentos altamente calóricos ricos em gorduras, como pizza, hambúrgueres cheios de molho e salgadinhos fritos. Todos esses alimentos cheios de gordura sobrecarregam o quê? O fígado. E não é ele que irá trabalhar mais para limpar o álcool do organismo? Então será que ele vai dar conta de todo esse trabalho? Muito provavelmente não.

 

Então vamos as dicas:

 

 

 

Beba água várias vezes ao longo do dia. Utilize sucos, repositores hidreletrolíticos, que vão ajudar a hidratação e repor os minerais perdidos.

 

 

 

Fruta é um excelente alimento para esse período. É leve, algumas são refrescantes pela quantidade de água que possuem, são excelentes fontes de vitaminas e minerais e de fácil digestão.

 

 

 

 

Tire alguns minutos para fazer uma refeição adequada, que forneça energia para continuar na folia. Coma uma quantidade pequena, mas suficiente de fontes de carboidratos com uma proteína: arroz, feijão, salada e um filé de frango ou um macarrão só no molho de tomate com filé de peixe. Não é o período de comidas como churrasco, rabada, feijoada. Comer essas refeições onde há um exagero na quantidade ou que dificultam a digestão pode ser um risco à sua saúde na hora de sair para para brincar. Aliás, depois de comer um pouco, aproveite para descansar: espere umas 2 horas para o corpo fazer a digestão e repor as energias.

 

Cuidado com o consumo de frutas oleaginosas (castanha, nozes, avelãs). Elas são excelentes fontes de energia e práticas para se levar para a rua, mas são bem calóricas exatamente por serem ricas em óleos. Grande quantidade delas podem até provocar uma intoxicação no fígado que já estará sendo agredido pelo álcool. Comer um pequeno mix para repor a energia está ótimo. Comer vários punhados várias vezes ao dia pode ser uma sobrecarga para algumas pessoas. Amendoim salgado também não é o mais recomendado porque ele aumenta os níveis de pressão, juntamente com o álcool.

 

A recomendação mais adequada é: coma fruta várias vezes ao dia, beba muita água e sucos, descanse por pelo menos 2 horas após uma refeição maior e aproveite para se divertir muito e aproveitar todos esses dias!

 

 

 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.