top of page

Você Sabe Como Acontece a Digestão?


Assim que você coloca um alimento na boca, se dá início ao processo de digestão. Existem enzimas presentes nesse local que já começam a quebrar o carboidrato em pedacinhos menores. No estômago entra em ação o ácido que faz parte do suco gástrico e outras enzimas, para quebrar agora a proteína.


Saindo do estômago, o alimento se mistura a bile e aos sucos pancreáticos, para que cada vez mais o alimento fique em pedaços menores, até virar moléculas menores. Quando elas ficam assim é que o corpo conseguirá fazer a absorção no intestino delgado, jogar os nutrientes na corrente sanguínea que irá distribuir para todo o corpo. O que sobrar e não for aproveitado vai para o intestino grosso, onde será eliminado.


Se tudo estiver funcionando bem, esse trajeto todo do alimento acontece de forma tranquila. Mas se temos deficiência em alguma enzima ou em alguma parte da área gástrica, podemos ter a digestão atrapalhada e vários problemas vindos dessa situação: deficiências nutricionais, cólicas, dores, alergias e intolerâncias.


Exitem maneiras de darmos uma "ajuda" para o nosso corpo fazer esse trabalho:


  1. Sente e relaxe para se alimentar: O nosso cérebro também comanda a produção de secreções que irão auxiliar a digestão. Para isso ele precisa perceber que estamos nos alimentando com todos os nossos sentidos,

  2. Mastigue mais: quando mastigamos bem, facilitamos a digestão do alimento para o estômago. O ideal é mastigar pelo menos 20 vezes cada vez que colocamos um alimento na boca.

  3. Gotas de limão: Ingerir uma colherzinha de suco de limão diluído em água aumenta a acidez do estômago e ajuda na hora da digestão de proteínas.

  4. Enzimas digestivas: no caso de uma baixa produção dessas enzimas, comum acontecer em pessoas com intolerância ou idosos, existe a forma de utilização através de suplementos. Para a correta utilização é necessário o acompanhamento de um nutricionista para que se estabeleça o tipo de enzima necessária e a quantidade ideal que irá facilitar a digestão.

O mais importante é perceber que se alimentar é um sistema complexo que necessita de atenção e cuidado, devendo ser feito em um local tranquilo, relaxado, para que seu corpo possa se beneficiar ao máximo dos alimentos.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page