Alimentação para dormir melhor

15/10/2016

 

O sono é tão importante que noites mal dormidas, constantemente, podem contribuir para o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, entre outras enfermidades.

 

E várias pesquisas tem demonstrado que uma grande interferência na qualidade do sono não tem a ver com o colchão ou com a claridade, mas sim com a alimentação, porque ela é importante para a sincronização do relógio biológico. Uma pesquisa no Estados Unidos, após avaliar 15 mil homens, relacionou que quem consumia uma alimentação mais calórica, com grande quantidade de sódio e gorduras trans, monótona, sem a presença de legumes, frutas e verduras, era quem apresentava dificuldades para pegar no sono, dormia menos de 5 horas por noite e acordava cansado no dia seguinte.

 

Os alimentos gordurosos possuem uma influência negativa no sono. Fazer a ingestão de grande quantidade de gordura a noite pode atrapalhar o ritmo de sono de qualquer pessoa, porque a gordura possui uma digestão lenta, deixando o corpo trabalhando em um período que deveria estar descansando.

 

A gordura também altera a produção hormonal, que está ligada diretamente ao ritmo do sono e ao relógio biológico de cada um. A digestão eleva a temperatura do nosso corpo, e nosso organismo fica tentando controlar isso e acaba não produzindo de modo adequado os hormônios que estão ligados ao sono. Há aumento de cortisol, o hormônio do stress, a leptina diminui liberando fome fora de hora, transformando isso em um círculo vicioso.

 

 Dietas radicais também causam uma mudança brusca hormonal, prejudicando a qualidade do sono. A falta de vários nutrientes também trará prejuízo para a regulação do relógio biológico.

 

Vamos então pensar em alguns alimentos que são importantes serem encontrados na nossa dieta para dar a ajuda que nosso corpo precisa na hora de dormir:

  • Frutas cítricas, por causa da vitamina C. Essa vitamina ajuda a controlar os níveis de cortisol.

  • Castanha, nozes e outras frutas oleaginosas, por causa do selênio. Ajuda no funcionamento da tireoide que é responsável pela regularização hormonal.

  • Banana, leite morno e aveia, fontes de triptofano. Ajudam na produção de serotonina que é o hormônio do bem estar.

 

O que devemos evitar:

  • Consumir antes de dormir alimentos ricos em gorduras, sódio e com muita cafeína.

  • Consumo de bebidas alcoólicas.

Tendo esses cuidados você terá uma maior chance de ter uma noite de sono tranquila, que recupere seu físico para as atividades durante o dia.

 

 

 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.