top of page

Você Está Preparada para o Puerpério?

Atualizado: 7 de set. de 2020


Seu bebê nasceu, você e ele ou ela estão ótimos e o hospital irá te dar alta para ir para casa com esse pacotinho lindo, tão esperado e desejado. É nesse momento, logo após o nascimento e por alguns dias (e meses) que se estabelece o período puerperal ou puerpério.


Se você fez uma cesariana será um período de cuidar da cirurgia e dos pontos, cuidar do bebê, e aprender a conciliar os horários da criança com momentos para comer, tomar banho e cochilar. E deixa eu adivinhar: você achou que depois do parto chegaria em casa sem barriga nenhuma e que seu corpo estaria de volta ao que era antes da gravidez, certo? Só que não!


Se você estiver passando pela primeira vez nesse período, terá uma grande surpresa! Tudo fica meio esquisito: vontade de fazer xixi sentindo uma queimação, aumento de gases, espinhas no rosto e corpo, são algumas situações que podem surgir. E ninguém conversou com você sobre isso. Ou você estava tão preocupada com o parto que nem lembra o que foi falado nas consultas.


Então, agora que você está passando por isso, vou te ajudar a entender e passar por esse estágio de vida com mais tranquilidade. Vamos a algumas situações que incomodam:


ÁS VEZES ACHO QUE NÃO VAI DAR TEMPO DE IR AO BANHEIRO PRA FAZER O COCÔ!

Acredite, isso é supernormal. O bebê ficou por muito tempo pressionando seus músculos e a força que você fez para empurrar o bebê na hora do parto, pode dificultar o controle do intestina nas primeiras semanas. E isso também serve para os gases, que podem sair quando você tosse, espirra ou pega um peso. E como as mulheres tem muita vergonha dessas situações, não conversam nem com o obstetra e nem com o nutricionista sobre isso. Mas, isso vai passar, dentro dos 3 primeiros meses essa situação se resolve sozinha.


O que fazer? Fazer refeições em menor quantidade, em mais momentos, evitar gorduras e comidas com alimentos flatulentos, que aumentam os gases. Mas, se você sentir muito incômodo, converse com o seu médico para te tranquilizar.


É NORMAL ARDER QUANDO FAÇO XIXI?

De novo, nossos hormônios bagunçam tudo! O estrogênio e a progesterona aumentam após o parto e no período da amamentação. A consequência disso é um ressecamento, queimação na hora do xixi e até coceira e irritação. Cuide bem da sua higiene porque esse período você também estará suscetível a candidíase e infecções bacterianas. Levará até 6 meses para que a vagina recupere sua lubrificação natural.


O que fazer? Converse com seu nutricionista, que te ajudará com um plano alimentar adequado e uso de probióticos que cuidarão de manter sua imunidade em dia.


ESTOU COM DIFICULDADE PARA ENXERGAR. TÁ TUDO EMBAÇADO.

Alguém falou em mudança hormonal? Sim, pois é. Tão eles aí de novo bagunçando seu corpo. Essa mudança hormonal é que leva a vista a ficar embaçada, mas isso pode ser por apenas algumas horas ou poucos dias. Logo, logo, sua visão volta ao normal.

É comum que 1 a cada 4 mulheres sinta um ressecamento nos olhos, que pode levar a essa sensação de embaçamento. Também é comum ficar mais sensível à luz e ter uma sensação incômoda de coceira.

Importante: consulte seu médico para um acompanhamento melhor, porque a visão turva também pode ser o resultado de pressão alta ou muito açúcar no sangue durante a gravidez, então, vale ficar esperta.


O que fazer? Beba bastante água, para lubrificar todo o seu corpo, evite forçar a visão a noite ou em ambientes escuros.


ESTOU TENDO ESPINHAS IGUAL A UMA ADOLESCENTE!

Infelizmente, isso é bem comum e chega até 30% das mães desenvolverem a acne. Se esse é o seu caso, tenha paciência e nunca, nunca, nunca, tente espremer. Tenha mais um pouco de paciência, porque esse problema some entre 4 a 8 semanas. Procure um dermatologista para utilizar produtos apropriados, porque existem tratamentos até para quem está amamentando.


O que fazer? Aumento o consumo de vegetais alaranjados, e um nutricionista criará um plano alimentar para garantir o funcionamento da pele, e utilizará probióticos que ajudarão a resolver o problema.


Em todas as situações, existe um plano alimentar adequado, que será fundamental para o reequilíbrio do seu corpo. Por isso, mesmo que você vá a um médico e utilize algum medicamento, a alimentação será o diferencial do seu tratamento.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page