Buscar
  • Luciana Novaes

Vitamina D tem Relação com Diabetes?


Olá, tudo bem? Quero conversar com vocês sobre um pouco do meu trabalho e mostrar a importância do cuidado nutricional no período da gestação.

Uma das minhas especialidades é o cuidado a gestante. Procuro sempre aliar uma alimentação saudável e cuidar para que a mulher que trabalha fora de casa ou tem inúmeros afazeres, consiga se alimentar de forma adequada para ela e seu bebê. Quando monto um plano alimentar para a gestante, um dos pontos que gosto de dar atenção é o cuidado para que que essa mulher não desenvolva a diabetes gestacional.


Gestantes podem desenvolver diabetes gestacional, independente de terem histórico de diabetes na família. O cuidado com a alimentação nesse período é tão importante que a falta dele, facilmente pode deixar a mulher com diabetes tipo 2 após o parto e essa doença é um problema que cresce a cada ano na população e, infelizmente, não existe cura.


Isso é só uma das coisas que vou avaliar nesse período. Dou atenção ao ganho de peso, o seu estado nutricional como um todo e, isso significa, acompanhar também se há deficiências de vitaminas e minerais, que

podem mostrar um risco para doenças na gestação e após esse período.


Aqui quero ressaltar uma dessas vitaminas: a vitamina D, que muita gente associa a saúde dos ossos. Mas, ela faz muito mais coisas no nosso corpo e para você ter uma ideia, vou colocar aqui as informações de um estudo que avaliou 321 gestantes e o que eles encontraram nas que tinham deficiência dessa vitamina.


Eles observaram que a deficiência de vitamina D entre a 10ª e 14ª semana de gestação foi associada a quase 3 vezes mais risco de desenvolvimento do diabetes gestacional. E Mulheres que não trataram essa deficiência e continuaram apresentando o problema entre a 15ª e 26ª semana de gestação, aumentaram esse risco 4 vezes maior, em comparação com mulheres que não apresentavam a deficiência. Portanto, esse estudo concluiu que a deficiência de vitamina D no primeiro trimestre de gestação estava associada a um risco elevado da mulher desenvolver diabetes gestacional.


Se você está gestante e não dosou a vitamina D, saiba que esse exame é importante. Se já tinha dado baixa antes de engravidar ou está baixa agora, é importante a avaliação nutricional na gestação. Assim, podemos chegar a uma alimentação e suplementação, quando necessária, que irá te auxiliar a ter uma gravidez saudável, diminuir o risco de problemas na hora do parto e cuidar para o futuro da sua saúde e a saúde do seu bebê.



Esse é o estudo que falei ali em cima: Xia J, Song Y, Rawal S, Wu J, Hinkle SN, Tsai MY, Zhang C. Vitamin D status during pregnancy and the risk of gestational diabetes mellitus: A longitudinal study in a multiracial cohort. Diabetes Obes Metab. 2019.

#alimentação #gravidez #gestante #vitamina

0 visualização

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

 

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.