top of page

Veganismo x Plant Based

Atualizado: 5 de jul. de 2020



​Esses dois termos tem ganho de destaque, mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Quando pensamos em alimentação, veganismo e alimentação baseada em plantas (plant-based) podem parecer a mesma coisa, porque ambos excluem alimentos de origem animal. Só que na prática, são duas coisas distintas.


De forma resumida, um é uma filosofia de vida e o outro é dieta. Enquanto um se preocupa com os animais, o outro tem uma preocupação com a própria saúde. O veganismo aboliu de vez qualquer produto derivado da exploração e do sofrimento animal, enquanto que os adeptos da alimentação baseada em plantas podem admitir a utilização de produtos que tenham origem animal como, por exemplo, sapatos e roupas de couro. Na dúvida de quem é quem, coloco aqui embaixo um resumo para facilitar:


VEGANISMO

O que é: Filosofia, estilo de vida.

A motivação: Ética, respeito pela vida animal.

Consumo: Qualquer alimento, produto ou serviço que não tenha a exploração e o sofrimento animal envolvidos.


PLANT-BASED

O que é: Tipo de alimentação, dieta.

A motivação: A própria saúde.

Consumo: alimentos de origem vegetal, integrais e frescos.


No veganismo, o modo de vida tenta excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais para se obter alimentos, roupas ou para qualquer outro propósito”. Isso significa que os veganos não consomem alimentos de origem animal, incluindo o mel das abelhas, não usam couro ou seda, não vão a zoológicos, aquários e circos com animais, não passeiam em cavalos ou camelos, e boicotam empresas que realizam testes em animais.

A alimentação vegana costuma ser baseada em produtos de origem vegetal, mas não necessariamente ela leva em conta os aspectos nutricionais dos alimentos. Por isso, nem sempre a alimentação vegana é saudável. Um vegano pode, por exemplo, se alimentar apenas de pratos de fast food vegano e não se preocupar com ingestão diária de nutrientes e vitaminas.

Na alimentação plant- based, a dieta passa a ser focada no consumo de alimentos vegetais frescos, naturais e integrais, como frutas, hortaliças, legumes, cereais integrais e oleaginosas como nozes e castanhas. Essa linha alimentar evita ao máximo não só os produtos de origem animal, mas também os alimentos ultraprocessados, por se preocupar com a própria saúde. Ela costuma ser seguida por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e uma pegada ecológica menor. Não há diretrizes ou definições estritas para o que constitui uma dieta baseada em vegetais.

Por que se tornar vegano?

Quem já adotou a dieta plant-based sabe que, do ponto de vista nutricional, esse tipo de alimentação não é carente de nada. Desde que haja o acompanhamento de um nutricionista, que irá ver se há alguma deficiência e corrigirá a própria alimentação ou indicará a utilização de suplementos. E se você é contra a forma como os animais são tratados para os mais variados fins, o seu caminho é se tornar vegano. E um excelente passo para se chegar a esse caminho, é começar com uma dieta plant-based.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page