top of page

Será Que Eu Tenho Endometriose?

Atualizado: 7 de jul. de 2020


A endometriose é um tipo de inflamação no sistema de reprodutor que tem se tornado cada vez mais comum entre as mulheres. É o terceiro fator mais comum quando se fala em doenças ginecológicas. Pode atingir até 50% das mulheres, sendo que se há mais casos na família, a chance aumenta da mulher estar nesse grupo, o que mostra uma tendência genética.

A endometriose é uma das causas mais frequentes de complicações no funcionamento reprodutivo feminino, infertilidade e desenvolvimento da síndrome da dor pélvica crônica. É motivo de grande tristeza para milhões de mulheres. Apesar dos inúmeros desafios que a doença traz, é possível obter o diagnóstico, passar por tratamentos e restaurar a qualidade de uma vida sem dor.


Um estudo feito por pesquisadores da Clínica de Infertilidade do Hospital Arash, em Teerã, no período de 2016 a 2017, com 220 mulheres inférteis, diagnosticadas com endometriose confirmada por laparoscopia, verificou que essa condição levou a aumento da ansiedade, depressão, diminuiu a qualidade do sono, ocasionou aumento de peso, além de todas as mulheres apresentarem algum grau de dor pélvica na relação. Então, já podemos perceber que não é só a função reprodutiva que fica comprometida, mas toda a condição de saúde dessa mulher.


Ao procurar o seu ginecologista, procure conversar sobre:

  • Se ele é um especialista nesse problema ou já tem uma conduta para esse tipo de atendimento.

  • Peça para ele solicitar exames que possam identificar qualquer problema de saúde que leve a um risco para a futura gravidez.

  • Cólicas muito fortes, dores na menstruação são um forte indicativo. Dor é sintoma de algo pode estar acontecendo.

Mas afinal, quando surge a endometriose?

Ela surge quando há um fluxo reverso da menstruação, que ao invés de ser expelido via vaginal ele vai parar em outras áreas do corpo. Essa menstruação é composta pelo tecido endometrial (camada interna que reveste o útero). Indo para outros lugares, esse tecido provoca uma reação inflamatória, que desencadeia sintomas como dores intensas, cólicas menstruais, dor pélvica crônica, dores na relação sexual e infertilidade


O problema está na demora do diagnóstico, que pode levar a perda da qualidade de vida, abortos de repetição e lesões no órgão reprodutor, o que só dificultará a tão sonhada gravidez. Esse diagnóstico muitas vezes vem depois de anos de tentativas frustradas e nenhuma alteação significativa nos exames hormonais. A infertilidade em mulheres com endometriose não é incomum, já que estudos apontam que de 30 à 50% das mulheres com endometriose passam por isso.


Sinais e sintomas que podem ser indicativos de sofrer de endometriose:

  • Cólica intensa mesmo fora do período menstrual

  • Inchaço abdominal

  • Dor durante e após o ato sexual

  • Dor para urinar e evacuar

  • Intestino preso ou solto demais

  • Menstruação irregular

  • Dificuldade para engravidar

Existe tratamento para esse sofrimento O ginecologista pode decidir com a paciente o melhor tratamento, que pode ser uma terapia hormonal, medicamentos e mudanças de hábitos ou até a remoção dos focos de endometriose e aderências, através da videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva. É inegável que hábitos saudáveis fazem toda a diferença, seja qual for o tratamento médico escolhido.


O nutricionista estabelecerá um programa de alimentação, focado para esse caso. Alguns nutrientes são importantíssimos na recuperação da saúde, porque contribuem na redução da dor e inflamação. A utilização de ômega-3, vitaminas, C, E e K e algumas do complexo B, zinco, selênio e magnésio, além da utilização de probióticos e ingestão regular de fibras, fazem parte da conduta nutricional do tratamento da endometriose.

Para as milhares de mulheres que sofrem com a doença, ressalto que cada situação é única, porque cada pessoa também é única. Por isso, é imprescindível a consulta com um médico para verificar a sua condição de saúde e o grau de comprometimento da doença. E junto ao tratamento estabelecido por ele, um programa alimentar, que ajude na diminuição da inflamação, melhora dos sintomas e preparação da saúde da mulher para o momento da gravidez.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page