top of page

Tapioca ou Pão?



Tapioca está cada dia mais presente na mesa das pessoas. Por não conter glúten, virou alternativa para quem queria largar o consumo do pãozinho. O prato típico do Nordeste, que em sua maioria das vezes levava o recheio de coco fresco ralado, agora virou alimento saudável e fitness, mas será que é assim mesmo? Trocar o pão pela tapioca é melhor? Nem sempre, depende de muita coisa.


Tapioca é um alimento processado e refinado da mandioca, com alta concentração de carboidratos, o que pode ser bom se você precisa de uma energia extra rápida. Agora, não possui fibras e outros macronutrientes importantes como a proteína, o que pode levar a uma alimentação desequilibrada. Com isso, ela se torna um alimento que rapidamente se transformará em glicose (açúcar) no sangue.


Para que se torne um alimento interessante, ela deve ser complementada pelos outros nutrientes: um frango desfiado, pasta de grão de bico, folhas frescas, cenoura ralada, tomate. E moderar na quantidade, já que ela pode contribuir sim para o ganho de peso. Na realidade, ela é uma excelente opção para quem é celíaco, ou apresenta sensibilidade ao glúten. Se você quer emagrecer e resolveu trocar o pão integral pela tapioca, é melhor rever essa conduta: o pão integral possui diversos nutrientes e fibras que dão saciedade e ajudam a controlar a liberação de glicose. Por isso, entre os dois alimentos, pensando em emagrecer, o pão ganha da tapioca.


Vamos a algumas dicas para deixar a tapioca com uma cara bem gostosa, dando uma melhorada na combinação, colocando um recheio bem nutritivo:

  • Berinjela refogada no azeite com cebola.

  • Tomate seco e folhas de rúcula e manjericão.

  • Frango desfiado com tomate.

  • Ovo mexido e cenoura ralada.

  • Abacate temperado com sal e limão e cogumelo.

A tapioca pode ser um excelente alimento, podendo ser consumida naquela hora que você sabe que irá precisar de mais energia. A quantidade e suas combinações é que farão a diferença.


74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page