Essa é uma pergunta que sempre aparece no consultório. Essa dúvida surgiu porque algumas pessoas, com pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto, andaram criando um pânico na população, atraindo a causa da obesidade ao consumo de sucos naturais.
Pra começar, a obesidade é uma doença séria sim, mas que possui vários fatores para o seu surgimento: alimentação inadequada, sedentarismo (não se exercitar, fazer atividades que gastam pouca energia), alguns fatores genéticos (herança de pais, familiares), algumas doenças, utilização de alguns medicamentos, entre muitas outras coisas.
Fruta é um alimento saudável, rico em vitaminas e sais minerais e água. Fornece nutrientes importantes e ajuda na hidratação. Além, disso possuem fibras que auxiliam no controle do próprio açúcar presente na fruta (a frutose) e ajudam no funcionamento do intestino.
Esclarecido isso, vamos aos sucos. Como qualquer alimento, os sucos devem ser consumidos com moderação e se possível, com a orientação de um nutricionista. Nenhum alimento em excesso trará benefícios, porque o que vem em excesso ou será guardado em forma de gordura no nosso corpo ou deverá ser eliminado, obrigando nossos órgãos a trabalharem demais, levando ao surgimento de doenças.
Sucos podem ser uma opção para crianças que não conseguem comer todas as frutas, podem servir para refrescar no calor e oferecer um lanche saudável e de fácil digestão, que pode acontecer pela manhã ou antes de uma atividade física. O problema estará na quantidade e em que momento esse suco será oferecido. E a quantidade vai variar de acordo com a idade e estilo de vida de cada criança.
Siga essas recomendações:
Em primeiro lugar, sempre, a fruta, de forma natural.
Na impossibilidade, se poderá utilizar, em pequenas quantidades, o suco de fruta natural (um nutricionista pode fazer essa orientação), feito na hora, de preferência sem ser coado.
Se tiver que utilizar um suco industrializado, esse deverá acontecer em caso de muita necessidade e total falta de opção no acesso a fruta, e o suco deverá ser o integral, sem adição de açúcar ou adoçante e outras substâncias artificiais.
E lembre-se, suco não substitui a água que deve ser oferecida a criança ao longo do dia, e essa deve ser a forma de se matar a sede.
Comments