top of page

Morria de Sono, Mas... Ele Sumiu!




Primeiro trimestre é um sono arrasador. A gestante dorme aonde encosta, um cansaço louco se apodera da mulher. Isso acontece pelo aumento da progesterona, um hormônio que tem a função de manter o bebê bem agarradinho no útero .


Só que de uma hora para outra a ansiedade toma conta, e já não é tão fácil conciliar o sono. A barriga começa a aumentar de tamanho, não deixando mais uma posição confortável para dormir, junto com a ansiedade! Pronto, já era o sono! E a vontade de ir ao banheiro, 3 ou 4 vezes durante a noite?! Impossível ter uma noite de sono!


Calma, essa situação é mais comum do que se pensa e quase todas as gestantes passam por isso. E sempre tem alguém ainda para dizer: "Aproveita para dormir agora, porque depois você nunca mais vai dormir!". Mas, dormir é essencial para a gestante, faz toda diferença em sua saúde, aumenta sua disposição e energia e controlar a ansiedade pode ser um auxilio na diminuição do risco de parto prematuro, por liberar menos adrenalina.


Vamos então pensar em algumas situações que poem atrapalhar a tranquilidade da gestante, com algumas dicas para se ter uma boa noite de sono:


Enjoos e azias dificultam conciliar o sono.

Para ajudar - Comer porções menores em intervalos curtos, não ingerir líquidos junto das refeições, evitar bebidas como café ou refrigerantes, não deitar logo após se alimentar.


Ansiedade pode tirar o sono de qualquer um.

Para ajudar - Pense em alguma atividade para te deixar mais tranquila: ler, bordar, ouvir música. Reduza o barulho no quarto, apague a luz e não fique mexendo no celular quando estiver na cama. Deixe seu corpo desligar naturalmente.


Sem posição também fica complicado para dormir.

Para ajudar - Se não consegue dormir de barriga para cima, uma possibilidade seria dormir de lado, de preferência do lado esquerdo, para evitar a compressão de vasos sanguíneos importantes que passam pelo lado direito. Colocar travesseiros apoiando as costas ou entre as pernas também traz alívio. Existe um almofadão próprio para gestantes conseguirem ter uma posição mais confortável.


Xixi de hora em hora.

Não tem jeito! Mais líquido pelo corpo, um bebê empurrando a bexiga para baixo, contribuindo para toda hora estar com muita vontade de fazer xixi. Para melhorar isso, diminua a ingestão de líquidos próximo da hora de deitar, Quando levantar para ir ao banheiro evite acender luz ou fazer outra coisa que desperte o corpo.


Dificuldade para respirar:

Para ajudar - Procure uma posição confortável, coloque travesseiros para manter a cabeça mais elevada que o corpo, Fazer exercícios como caminhadas, yôga, pilates também ajudam a aumentar a capacidade respiratória dos pulmões e também relaxam o corpo para o descanso.


Se mesmo assim, ainda estiver difícil para dormir, pense que essa fase vai passar rápido e em breve você terá seu lindo bebê nos braços, o que compensará qualquer sacrifício.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page