top of page
Luciana Novaes

3 Situações Comuns na Gravidez



A gravidez é um momento maravilhoso na vida de uma mulher. Cheio de mudanças e preparações para essa nova vida que está chegando, pra muitos casais ela é um grande momento de felicidade. Nesse caminho surgem alguns sintomas, nem sempre tão agradáveis, mas que fazem parte desse momento. Aqui, quero ajudar você a entender como algumas coisas funcionam e te tranquilizar, para situações que são normais e que podem causar alguma preocupação. Pra todas elas, já te aviso: elas vão passar.


O primeiro grande incômodo: Vômitos.

Difícil encontrar uma grávida que não tenha passado pro algum episódio de vômito. É um dos sintomas clássicos da gestação. Os enjoos matinais costumam ser o sinal de alerta para a mulher de que uma possível gravidez está acontecendo. E parece que é só confirmar a gravidez para eles piorarem e chegar aos episódios de vômitos.

Isso acontece pela mudança hormonal, que provoca um relaxamento na área gastrointestinal, aumenta a sensibilidade a cheiros e gostos.


O que fazer para amenizar?

  • Não fique em jejum por longo tempo. Ficar sem comer só pioro o enjoo.

  • Pense nos alimentos que você consegue comer melhor, sem passar mal. Escolha esses para serem comidos em porções pequenas com intervalos curtos (a cada 1h ou 2h).

  • Alimentos secos como biscoito cream cracker, ácidos como limão e laranja ou gelados como um picolé de frutas, costumam aliviar a sensação de enjoo e evitar que se tenha um episódio de vômito quando for comer algo com um volume maior.

  • Escove o dente somente com água antes da refeição e use a pasta de dentes depois.

  • Procure ter uma área aberta para respirar mais. Exercícios de relaxamento e respiração ajudam nesse momento.

  • Lasquinhas de gengibre ou balas de gengibre ajudam a cortar o enjoo. Mas não fique consumindo o gengibre toda hora, porque ele pode alterar sua pressão arterial, e nem a bala, que em grande quantidade vai contribuir para um consumo excessivo de açúcar e consequente ganho de peso.


Um sintoma inconveniente: gases

Ah, que coisa difícil para as mulheres. Um arroto ou um pum em um local público é a sensação de morte para a maioria das mulheres. Mas lembra dos hormônios que relaxam a área gastrointestinal? Pois é, principalmente a progesterona, irá aumentar a chance dessa situação acontecer.


O que fazer para amenizar?

  • Diminua o consumo de alimentos que aumentam a chance de formação de gases (repolho, brócolis, feijão, cebola).

  • Tire da sua vida alimentos gordurosos.

  • Faça pequenas refeições durante o dia, não coma muito de uma vez só.

  • Nada de bebidas gasosas, nem água com gás.

  • Faça caminhadas ou pequenas corridas. A atividade física melhora todo o funcionamento dessa área.

Estou parecendo uma pessoa velha: onde foi parar a memória?

Natural que você comece a ter lapsos de memória. Primeiro, sua cabeça está fervilhando sobre tudo que se relaciona ao bebê: como ele ou ela está? Quando devo começar a comprar as roupas e móveis? Que nome escolher? Como será sua aparência? Parto normal ou cesárea? São tantas dúvidas que é natural que haja uma perda na concentração. Depois, seu cérebro está começando a criar adaptações importantes para o cuidado do bebê. Isso criará por um pequeno espaço de tempo, diminuição de algumas áreas e melhora de outras. Esquecer o nome de alguém ou data de aniversário é angustiante, mas perfeitamente normal nesse momento.


O que fazer para amenizar?

  • Anote lembretes em post-it, no celular ou em agenda. Não confie na sua cabeça nesse momento, nem se cobre tanto para isso.

  • Crie uma rotina de deixar no mesmo lugar, sempre, coisas que são importantes estarem a mão de forma rápida: celular, chaves, óculos, carteira.

  • Repita algumas vezes em voz alta aquilo que não pode ser esquecido. Isso reforça pro nosso cérebro a importância daquela informação.

  • Aceite ajuda de outras pessoas. Peça para alguém te lembrar de algo importante. Divida essa função com outra pessoa.

Como falei lá em cima, essas alterações são normais, mas tudo passa e daqui a pouco você volta ao seu habitual, só que agora com um pedacinho de amor nos braços.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page