top of page

Sedentarismo e Infertilidade: Existe relação?


Continuando nossa conversa sobre infertilidade, vamos falar sobre outro hábito inadequado para quem está tentando engravidar: o sedentarismo.

E mais uma vez, o foco está no casal. Há muitos artigos mostrando a questão do excesso de peso em mulheres, a mudança hormonal que se junta a essa condição, principalmente ligada a insulina, e o aumento no risco de diabetes gestacional e síndromes hipertensivas na gestação. Mas, novamente, torno a perguntar: e o homem? Influencia o seu peso nesse processo, já que não será ele que carregará o bebê e passará por um turbilhão hormonal? Mais uma vez a resposta é SIM.


Como assim? Eu explico: uma das questões é que a atividade física está relacionada a maior sensibilidade à insulina e diminuição do metabolismo de gorduras, tanto no tecido quanto no sangue — e isso ajuda a ter mais espermatozoides e que eles sejam saudáveis, aumentando as chances. Um estudo recente, francês, que avaliou mais de 300 casais o comportamento sedentário e composição corporal em relação à infertilidade, mostrou que os homens que estavam com nível de gordura acima do recomendável para a sua estrutura, apresentaram duas vezes mais riscos de infertilidade, do que os homens com nível adequado de massa gorda. E nas mulheres acaba sendo pior: sedentarismo e aumento de gordura corporal aumenta em 3 vezes mais o risco de infertilidade. Sendo assim, nada de novo a declarar. Ter hábitos saudáveis, onde a alimentação adequada e a prática da atividade física são a base, se torna fundamental para que tenhamos uma boa saúde. E para casais que apresentam dificuldades para engravidar, se torna mais um motivo para fazerem parte do cotidiano. Importante: cada indivíduo tem uma genética, questões de saúde, e tudo isso se torna importante para a definição do exercício, frequência, carga a ser utilizada, entre outros fatores. Portanto, procure um profissional de educação física e estabeleça com ele qual a atividade e o modo correto de praticar. Você só tem a ganhar com a ajuda de um profissional. Artigo: Sedentary behavior, physical inactivity and body composition in relation to idiopathic infertility among men and womenFoucaut AM, Faure C, Julia C, Czernichow S, Levy R, et al. (2019) Sedentary behavior, physical inactivity and body composition in relation to idiopathic infertility among men and women. PLOS ONE 14(4): e0210770. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0210770

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page