top of page

Que Açúcar É Esse?



Por esses dias, a mãe de uma das minha pacientes pequerruchas veio com uma dúvida: "Lu, que açúcar é esse que aparece na lata de leite do meu filho? O leite tá vindo com o açúcar?".

Quando ela me perguntou isso, percebi que essa dúvida não deve ser só dela, mas de muitas pessoas. Porque os rótulos podem ser confusos e nós não temos o costume de ficar lendo o que está escrito nas letras miúdas. Mas, isso é bom. Porque esses questionamentos tem mostrado que estamos caminhando para mudar isso, e nos tornarmos um consumidor mais consciente.


Para explicar que açúcar é esse, vou começar explicando o que é um açúcar de adição.

Os açúcares de adição são açúcares e xaropes que podem ser adicionados a um alimento ou preparação. Eles fazem parte do processamento industrial de vários produtos, nas preparações culinárias ou para adoçar as bebidas do dia a dia.

Cada vez mais tem se mostrado que o consumo excessivo desse tipo de açúcar na dieta, está associado ao aumento do risco de várias doenças, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a limitação desse consumo.


Alguns alimentos possuem açúcar natural e esse é diferente, como na fruta, que possui a frutose. E comer uma fruta é totalmente diferente do que beber um refresco, com esse açúcar adicionado. O nosso corpo reage diferente a esse açúcar, e quando ele faz parte do alimento, existem outras coisas presentes que ajudam a controlar a sua liberação no nosso corpo. No caso das frutas, a fibra tem essa função.


Mas como saber que açúcar é esse? Como saber se ele foi adicionado ou se faz parte naturalmente do produto?

Simples: Olhando a lista de ingredientes!

Se o açúcar for adicionado, ele precisa ser listado como ingrediente. Vou dar um exemplo para ficar mais fácil:


Néctar de uva em caixa, que é um refresco da fruta. Os ingredientes são: Água, suco concentrado de uva, açúcar, acidulante, ácido cítrico, antioxidante, ácido ascórbico e aroma natural de uva.

Suco de uva integral. Os ingredientes são: suco de uva e acidulante ácido cítrico.

Nos dois produtos haverá a informação da quantidade carboidratos. Nesses dois do exemplo há a informação da quantidade de 28g de carboidratos. Sendo que no néctar, como ele é um refresco, esse carboidrato é representado em grande parte pelo açúcar que foi adicionado. No suco integral, o carboidrato é representado pela própria fruta e o açúcar ali é natural, é o açúcar da própria fruta que faz parte do alimento. Então, não foi adicionado.


No caso da dúvida da mãe da minha paciente, que era em relação ao açúcar que aparecia no rótulo do leite em pó.




Vamos ao rótulo do leite integral em pó:

A dúvida dela era porque embaixo da quantidade de carboidratos, ele está dizendo que tem uma quantidade de açúcar.


Se vocês repararem, o açúcar está com um recuo abaixo do carboidrato, então ele quer mostrar que das 10g de carboidrato, 9,6g representam um açúcar, que aqui é a lactose. Mas, esse açúcar não foi adicionado ao produto, ele já faz parte da composição desse alimento.

Portanto, esse não é um açúcar de adição, é um açúcar natural do alimento.


Na dúvida, vamos a lista de ingredientes do produto. Porque se ele tiver sido adicionado, é obrigatório que apareça como ingrediente.

Ingredientes: Leite integral, vitaminas A, D, C e E e minerais, como ferro e zinco.


Viu, não está na lista de ingredientes, por isso não é um açúcar adicionado ao produto.


E qual produto deve ser evitado? Aquele que mostrar na lista de ingredientes o açúcar, caso do composto lácteo. E nós temos que ser espertos, porque ás vezes, esse açúcar adicionado vem disfarçado de outros nomes. Ele pode vir escrito como: sacarose, frutose, xarope de glicose, maltodextrina, lactose, dextrose, xarope de milho, xarope de malte e açúcar invertido.


Portanto, fique atenta. Se aparecer qualquer um desses nomes ou mesmo a palavra açúcar na lista de ingredientes, pode ser que esse alimento não seja tão saudável quanto você está pensando. E que, para crianças menores de 2 anos de idade, não deve ser oferecido nenhum tipo de produto com açúcar de adição.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page