top of page

Pastinhas do Bem


Retirar o costume de utilizar em margarina ou manteiga em pães e biscoitos é uma medida que pode contribuir muito para saúde.

As pastinhas feitas de sementes e oleaginosas podem ajudar muito nessa mudança, garantir a utilização de gorduras boas e melhorar alguns aspectos da saúde, por conta de sua composição.

Podem ajudar a aumentar a saciedade, são benéficas para o funcionamento do coração,por exemplo.

E elas servem também para enriquecer preparações.

Vamos a uma receita básica que pode ser utilizada para varias pastinhas

, modificando-se apenas a oleaginosa.


Pasta de castanha fermentada


Ingredientes

2 xícaras (cha) de castanha-de-caju

(não torradas e sem sal)

20 unidades de castanha-do-brasil

2 colheres (chá) de missô (qualquer tipo)

3 colheres (chá) de suco de limão

1 colher (chá) rasa de levedo de cerveja

Sal à gosto


Modo de fazer

Deixe as castanhas de molho por 6 horas. Escorra e reserve a água. No liquidificador, triture as castanhas com o missô. Acrescente colheradas de água (quantidade suficiente para fazer as lâminas continuarem girando, mas cuidado para não colocar água demais). Você vai precisar desligar o liquidificador e mexer a pasta com uma espátula várias vezes durante o processo.

Quando a mistura tiver se transformado em um creme espesso (sem pedacinhos de castanha), transfira tudo pra um recipiente de vidro, cubra com um pano limpo e deixe fermentar durante 24 horas em um recipiente com espaço livre (pelo menos 1/3 do recipiente) para a mistura expandir durante a fermentação.

Depois do período de fermentação, acrescente os outros ingredientes e misture bem. Prove e corrija o sal. Guarde bem tampado na geladeira por até uma semana.

Essa pastinha tem sabor semelhante a de um queijo cremoso.


Outras opções:

Pasta de semente de abóbora: rica em zinco, fornece também cálcio e vitamina E.

Pasta de amêndoa: rica em manganês, magnésio e vitamina E, promove maior saciedade e melhor funcionamento do intestino graças ao bom teor de fibras.

Pasta de amendoim: Conta com grande quantidade de vitamina E, magnésio, vitamina B6 e potássio, boa para melhoras o humor e auxiliar na recuperação dos músculos depois do eserviço físico.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page