top of page

Onde Seu Filho Come?



Muitos pais começam a dar a comida no colo ou passam logo para a cadeirinha, mas acabam por acostumar a criança a comer separado da hora de refeição de toda família. Primeiro se dá comida a ela e depois todas as outras pessoas da casa vão comer. Quanto mais cedo acostumar a criança ao convívio social, melhor será para ela. E com 1 ano de idade ela já está preparada para fazer as refeições com pedaços maiores e os mesmos tipos de alimentos que fazem parte da refeição de todos da casa. E comer todo mundo junto faz diferença? Faz sim, muita diferença!


Quando todos estão juntos na hora da refeição, a família se sente mais próxima. E esse hábito é fundamental para o desenvolvimento completo da criança: físico e mental. As pesquisadoras Marie-Josée Harbec e Linda Pagani, da Universidade de Montreal no Canadá, estudaram o comportamento de 1492 crianças que nasceram entre 1997 e 1998, em relação ao momento da refeição ser feita com os pais e o comportamento no futuro.


As crianças que faziam as refeições com a família:

  • Eram mais ativas.

  • Consumiam menos refrigerante e alimentos gordurosos.

  • Eram menos agressivas.

  • Até os 6 anos os pais percebiam como as crianças tinham um comportamento mais tranquilo.

  • Até os 10 anos esse comportamento era relatados pelos pais, professores e visível nas próprias crianças.

Por que isso acontece?

Porque fazer as refeições juntos fortalece os laços afetivos (conversas, brincadeiras), faz a criança participar das decisões da família, soluções de problemas, aumentando sua interação social no futuro, por que nesse momento estará aprendendo sobre a vida em um ambiente acolhedor.


Então aproveite todos os momentos possíveis para fazer as refeições junto as crianças: se não estiver o dia inteiro em casa, reúna a família no café do manhã ou na hora do jantar. E nos fins de semana, faça todas as refeições juntos e aproveite esse momento de crescimento dos pequenos.


Fonte: Associations Between Early Family Meal Environment Quality and Later Well-Being in School-Age Children. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics. DEC 2017. DOI: 10.1097/DBP.0000000000000520.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page