Buscar
  • Luciana Novaes

Novo Ano, Novos Aprendizados



Estamos chegando ao fim do ano. Período que é normal uma reflexão, sobre o que fizemos nesse ano e planejar os próximos meses, com esperança sempre de um futuro melhor. Quando se tem uma criança isso se torna muito importante, porque pra ela também há um futuro como novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.


Datas como o Natal e o Ano Novo se tornam importantes para despertar bons sentimentos e construir lembranças que serão tão fundamentais para o seu desenvolvimento em família. Com a ajuda dos adultos, uma criança poderá aprender ensinamentos valiosos nesse período:

  • Que tal mostrar ao seu filho a oportunidade de doar um brinquedo antigo a alguma criança que não o tem? Uma simples doação pode ser a forma dele entender conceitos de solidariedade, desigualdade social e amor ao próximo. Se ele não tem nenhum brinquedo que não use e que possa ser doado, um outra oportunidade é comprar junto com ele um brinquedo e fazer uma doação para uma criança carente.

  • Um outro aprendizado importante para essa época é o consumo consciente. Que tal mostrar a criança que não há necessidade de tantos presentes, que podemos encontrar divertimento não em objetos, mas com as pessoas que amamos, como quando vamos a um passeio. Mostre que o mais importante não foram os presentes, foram as pessoas reunidas, os parentes que vieram, que mesmo que não tivessem nada estariam felizes porque todos estavam juntos.

  • E quando o ano novo chegar, converse com os pequenos sobre os seus desejos, o que eles esperam do novo ano, o que eles acham que irão aprender, mostre que você também faz planos e se organiza para que as coisas deem certo. Para facilitar o entendimento, mostre um planejamento de um passeio para os próximos dias, ou como serão organizados os passeios nas férias. Isso ajudará a criança a ter consciência que precisa de uma organização anterior para que as coisas aconteçam da melhor maneira.

Com pequenas atitudes, você cria expectativas para um novo ano que se anuncia e demonstra as crianças essa oportunidade de renovação de esperanças, que só contribuirá para elas crescerem mais felizes e mais integradas em uma comunidade.


#criança #sentimento #aprendizado #comportamento

0 visualização

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 99144-5442

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

Me encontre nas redes sociais.

  • WhatsApp
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados   .   por Nutri Learn