"Quando ele tinha 1 ou 2 meses dormia bastante, agora não sei o que acontece que ele fica de dia acordado e ainda acorda de madrugada!" - Essa aflição acontece em quase toda consulta comigo, por volta dos 6 meses, quando os pais trazem os bebês para introdução da alimentação complementar.
Até os 3 meses os bebês poem dormir até 6 horas seguidas, mas aos 4 meses eles começam a tirar mais cochilos do que ter uma grande quantidade de horas seguidas deste soninho. Alguns acordam de hora em hora, se mexem, brincam um pouquinho, voltam a dormir ou querem o colinho dos pais. Por que isso acontece? Por que estão crescendo e se desenvolvendo, e cada vez mais querem ser independentes.
Os recém-nascidos são totalmente dependentes. Dormem e esperam que façam tudo para ele. Quando uma mãe me liga perguntando se precisa acordar o bebê para mamar, minha pergunta é: ele está ganhando peso e crescendo? Se está, não precisa acordar, ele está mamando o suficiente. Aí na consulta aos 6 meses a conversa é outra: ele só dorme duas horas e acorda logo em seguida, não consigo fazer mais nada! É, as coisas mudam rápido!
Ele ainda não sabe como tomar banho, como comer e onde tem comida, mas agora ele já sabe quem faz isso por ele e precisa ter certeza de que essa pessoa está ao seu lado pra ele chamar sempre que precisar. Se a mãe está ali por perto, ele escuta sua voz, sente seu carinho, mama um pouquinho, relaxa e consegue tirar um outro cochilinho, se a mamãe deitar com ele. Se não, ele ficará acordado mais um pouquinho vendo o que ela está fazendo até a hora que ela possa parar para ficar com ele.
Isso é independência? Sim! Porque ele agora não vai mais esperar calmamente a mãe lhe dar a atenção, ele vai mostrar que quer essa atenção naquele momento. Aí, vem os conselhos que não ajudam em nada: bota no berço e deixa ele chorando, uma hora ele aprende. Sabe o que ele vai aprender com isso? Que se estiver sozinho, com medo, não adianta chorar e pedir que ninguém irá lhe ajudar. É isso que você quer que ele aprenda?
Não se preocupe, tudo tem seu tempo, e aos poucos ele aprenderá que você estará sempre ao seu lado, vai ter cada vez mais confiança e dormirá como um anjinho.
Comments