top of page

Mais Tempo Com os Filhos



​Tudo foi muito de repente, mas junto com essa grande mudança que estamos passando houve um grande ganho! Não podemos negar que um pedido nosso foi atendido: tudo que queríamos era mais tempo em casa com a nossa família e isso está acontecendo.


Mesmo que não sejam férias, que não podemos passear livremente, temos que agradecer que o tão sonhado tempo para conviver com os filhos e acompanhar sua rotina está acontecendo. Junto a isso, você está passando por enormes desafios e está tendo a oportunidade de aprender como é conviver em tempo integral com as crianças sem uma rede de apoio (escola, babá). É difícil, eu sei, mas pense em como há uma grande oportunidade aí para exercitar um equilíbrio emocional na convivência em família e um tanto de sangue frio em relação às expectativas para o futuro. Isso te deixará mais preparada para continuar sua caminhada no mundo.


Aproveite esse tempo para também ensinar ao seu filho o que fará diferença na trajetória dele. Não se preocupe com novos conteúdos escolares, não compare a escola dele com outras escolas. Não tem porque, nesse momento pensar em avaliações, notas, calendário letivo. Agora, você tem a oportunidade de concentrar o foco em ajudar a sua criança a desenvolver habilidades que a deixará pronta para enfrentar os desafios da vida real. Isso ajudará seu filho a terminar o ano letivo e estar preparado para todos os outros anos que ainda virão.


Hoje, as crianças que estarão mais capacitadas serão aquelas com mais paciência, maior capacidade de concentração, habilidade para superar as frustrações e que tenham capacidade de respeitar opiniões diferentes das delas. Com isso, elas estarão prontas para assimilar qualquer conteúdo do ensino. SEM ESTRESSE, SEM DIFICULDADES, SEM NECESSIDADE DE SE COMPARAR COM OUTROS COLEGAS.


E como ajudar aos filhos a desenvolverem essas competências?


Organize uma rotina semanal, onde haverá tempo para leitura e escrita, conversas e brincadeiras em família, horário para ir para a cama e responsabilidade compartilhada na organização e limpeza da casa.


Independente de confinamento, essa rotina favorece o desenvolvimento das crianças e o bem-estar emocional dos pais. Então, ao mesmo tempo que você ajudará seu filho a se tornar mais independente, você permite que haja espaço para cuidar do seu corpo e da sua mente. O mundo mudou e não será mais aquele que conhecemos, mas isso pode ser bom. Poderá criar espaço para um lugar melhor de se viver, para se enxergar todos os aspectos positivos da nova vida que construiremos.

Para que isso aconteça, você precisa estar inteira, determinada a fazer com que a relação sua com a sua família seja mais leve, com respeito, que se preocupe com o coletivo e um autocuidado constante. Assim, todos nós poderemos estar juntos, de mãos dadas, caminhando para um mundo melhor!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page