Buscar
  • Luciana Novaes

Leite Materno Contra o COVID-19



Nosso atual momento mostra como os hábitos adequados de vida e uma alimentação saudável podem ser marcantes no cuidado a saúde. E quanto mais cedo temos a consciência disso nas nossas vidas, melhor poderemos viver. Nessa busca, a ciência persiste no enfrentamento de doenças como a COVID-19, descobrindo cada vez mais formas de nos cuidarmos e reforçar nossa imunidade. E nas últimas descobertas uma me traz bastante alegria, o que quero dividir com vocês.


Um estudo feito pelo Departamento de Infectologia da Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai, em Nova York, e do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia em Merced, descobriu mais benefícios no leite materno, e agora ligados a prevenção ao coronavírus. Mulheres que foram contaminadas pelo novo coronavírus conseguiram passar anticorpos contra esse vírus para o leite materno, e por isso, seu leite pode ser uma forma de fortalecer o bebê imunologicamente contra a doença.


A pesquisa ainda não é uma certeza, precisamos de mais estudos nesse assunto, mas mostrou bons resultados sobre o caso. Se for confirmado que o leite materno consiga trazer anticorpos para essa virose, podemos pensar nele como uma alternativa de cuidado contra a doença. A possibilidade de que o leite materno possa ser um tratamento para a COVID-19, só serve para reforçar como ele é surpreendente e um alimento único. Para a mãe, além de todos os benefícios que já postei aqui em diversos momentos, como oferecer um menor risco de sangramento pós-parto, diminuir os riscos para vários tipos de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, e para o bebê podemos citar um aumento na imunidade, diminuir riscos de alergias, doenças respiratórias, hipertensão diabetes, aumento de QI.


Esses achados comprovam que o leite materno é uma substância viva, que vive em constante mutação e adaptação para atender a todas as necessidades da criança, tornado-se um alimento incomparável. Não será criado uma vacina a partir de leite materno, nem tampouco sabemos a quantidade que deverá ser dada a uma criança para que ela tenha a quantidade adequada de anticorpos para sua defesa. Mas, esses estudos servem para apontar que o leite materno pode ser um reforço maior para os pequenos, já que é o único alimento que um bebê deve utilizar até os 6 meses de idade.


Aqui está o artigo citado na matéria: Evidence of a significant secretory-IgA-dominant SARS-CoV-2 immune response in human milk following recovery from COVID-19. Alisa Fox, Jessica Marino, Fatima Amanat, Florian Krammer, Jennifer Hahn-Holbrook, Susan Zolla-Pazner, Rebecca L Powell. doi: https://doi.org/10.1101/2020.05.04.20089995.


#amamentação #leitematerno #imunidade #saúde

0 visualização

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

 

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.