top of page

Qual a Relação de Lanches com a Obesidade Infantil?



Como está o hábito alimentar do seu filho? E o seu? Com essa vida corrida, nós não nos damos conta que pequenas atitudes viram hábitos. E passamos esses hábitos para os nossos filhos, sem perceber. Um desses hábitos é assistir tv comendo lanchinhos. Ah, como as crianças gostam disso! Um biscoito, pipoca, doce, chocolate, sorvete, e se pararmos para anotar cada coisa que comemos assim, vamos descobrir uma quantidade enorme de lanchinhos em vários horarios.


E esse pode ser um caminho para o sobrepeso e obesidade. A obesidade é um problema que afeta a saúde e bem-estar de uma criança. Uma pesquisa recente investigou a influência deses lanches fora de hora com a obesidade infantil, em crianças de 2 a 13 anos de idade.


O resultado da pesquisa só confirmou o quanto as crianças podem se prejudicar sem uma atenção ao que eles consomem:

Quanto mais se tinha o costume de comer vendo televisão ou em frente a um computador, pior era a qualidade da dieta.


Que as crianças até consumiam uma alimentação variada e regular enquanto são pequenas, mas isso vai se modificando a partir de 7-9 anos, continuando por mudanças até adolescência. Um exemplo foi o consumo de leite que vai diminuindo conforme a criança fica mais velha.

Conforme a criança vai ficando mais velha, o ganho de peso vai ficando mais rápido e mais os pais perdem a noção do que eles estão comendo.


Mas existem coisas que você, mãe que está preocupada com isso, pode fazer, sem mudar de forma intensa a rotina do seu pimpolho.

Vamos as dicas:

  • Que tal diminuir um pouco do tempo em frente a tv para fazer uma atividade física? Pular corda, amarelinha, jogar bola, são atividades ótimas para as crianças gastarem energia. Mora em apartamento e nesse período está complicado para a criança ir brincar no play? Existem jogos eletrônicos que estimulam a criança a pular, dançar ou você pode brincar com algo que estimule a mente como um quebra cabeça ou jogos de montar.

  • Participe das atividades junto com a criança, tire um tempinho para estar mais presente no dia a dia dele ou dela.

  • Vamos organizar melhor esses lanchinhos? Dosar a quantidade e estabelecer alguns horários pode diminuir muito o consumo, especialmente para as crianças na faixa de 5 anos. Ajude seu filho a escolher melhor os alimentos, crie opções mais saudáveis para estar a disposição, intercale a ´pipoca e o biscoito com frutas, por exemplo, evite ter me casa refrigerantes ou outras bebidas prontas que já tenham açúcar.

Pode parecer, nesse momento, que isso dará muito trabalho. Mas, você verá que em pouco tempo seu filho estará fazendo essas escolhas melhores, porque ser saudável será um hábito.


Esse é o estudo que citei aqui na matéria: Referência: LeCroy MN, Truesdale KP, Matheson DM, et al. Snacking characteristics and patterns and their associations with diet quality and BMI in the Childhood Obesity Prevention and Treatment Research Consortium. Public Health Nutr. 2019



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page