top of page

Infertilidade: A Alimentação Influencia?


Está tentando engravidar, já fez todos os exames, nada foi encontrado que dificulte o problema e, mesmo assim, a tão esperada gravidez não acontece?Já parou para pensar que sua alimentação pode estar influenciando de modo negativo nesse processo? E, além disso, a alimentação do seu parceiro também? Um estudo feito pela Faculdade de Saúde Publica de Harvard, analisando vários outros estudos, observou que a dieta possui um impacto na fertilidade de homens e mulheres. O que poderia atrapalhar então? Gorduras trans, gorduras saturadas, consumo excessivo de carne vermelha, batata frita, doces e bebidas açucaradas. Mas, os homens também são afetados por essa alimentação? Infelizmente, sim. Os estudos mostraram que a qualidade do sêmen piora e há uma menor produção de espermatozoides com esse tipo de alimentação. Alguns achados interessantes:

  • O consumo de bebidas açucaradas, em especial refrigerantes, se relaciona a menor fertilidade em homens e mulheres.

  • Mulheres que consomem muito fast food e pouca fruta, levam mais tempo para engravidar, comparada as mulheres com dieta saudável.

  • Casais que consomem peixes livres de mercúrio e frutos do mar, pelo menos 3 vezes na semana,aumentam a probabilidade de conseguir engravidar.

Então a mensagem é essa: se você quer ser mãe ou pai, se um casal está tentando engravidar, OS DOIS devem buscar uma alimentação saudável.


E o que mais pode ser feito para auxiliar nesse processo?

  • Tente manter um peso saudável antes da concepção. Mulheres com quadros de obesidade possuem mais dificuldades para engravidar e apresentam maior risco de complicações durante a gestação. A consulta nutricional pré-concepção pode te ajudar muito a ter mais saúde e uma gravidez mais saudável.

  • Não faça dietas da moda ou de revistas que prometem perda de peso em pouquíssimo tempo. Geralmente esse tipo de dieta possui grande restrição e pode causar a deficiência de vitaminas e minerais importantes para quem quer engravidar, como o ácido fólico e a vitamina B12.

  • Evite o excesso de vitaminas antes da concepção. Muita vitamina A, por exemplo, pode levar a má formações no bebê. Só utilize esses suplementos com indicação de um nutricionista ou médico.

  • Considere consultar seu ginecologista para checar sua saúde e verificar o que pode ser feito para melhorar as chance de engravidar: tratar alguma doença, saber que medicamentos podem ser usados que não irão atrapalhar a gravidez, por exemplo.

Fonte: The Influence of Diet on Fertility and the Implications for Public Health Nutrition in the United States. Public Health, 31 July 2018 | https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00211



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page