top of page

Férias! E agora?



Mês de janeiro, mês de férias. Mas, não é mês de descanso, principalmente para quem tem crianças. Porque a energia deles parece nunca acabar e como arrumar o que fazer durante esses dias, sem mexer tanto na rotina?


Vamos primeiro pensar sobre uma questão: de que rotina estamos falando? A criança não estará no período de aulas ou de creche, então a rotina dela já será diferente. O lema agora é adaptação. Sim, você adaptar seus dias livres a esse momento importante de novas construções para os pequenos.


Esse é o momento para algumas pausas: hora certa de acordar, preparar a mochila, o lanche. Agora esse tempo irá dar lugar a outro momento: mesmo que sua criança esteja de férias e você não: é o momento para relaxar mais, aproveitar para brincar e ser feliz. A rotina é muito importante para crianças, vários estudos mostram isso. Mas, de vez em quando, ter esses momentos para relaxar e sair um pouco dela também pode trazer benefícios.


Quando você faz o que quer, a hora que quer, sente mais prazer e essa felicidade ajuda a manter a saúde em dia.

A quebra da rotina também melhora o desenvolvimento social, cognitivo e emocional da criança. Isso é importante para ela assimilar novos conteúdos e aprender a se tornar mais flexível. Ela aprende a ter tempo para explorar o mundo.


Alguns aprendizados novos:

  • Dormir fora de casa - a criança irá aprender que existem novas regras e com isso desenvolve mais as habilidades sociais.

  • Escolher a hora e o que quer comer - a criança aprende a tomar decisões e de que é possível negociar em algumas situações.

  • Experiências com água ou se sujar - leva para a criança novos conhecimentos, aumenta sua criatividade.

  • Ficar até mais tarde com os pais - seja participando de um jogo ou vendo um filme, isso estreita o laço e cria um ambiente mais carinhoso.

  • Levar a criança para o trabalho - se você não está de férias, pense naquele dia que seria mais calmo, onde você pudesse levar seu filho para ele acompanhar um dia seu. Para as crianças isso é um grande evento. Ela tira foto, é paparicada pelos outros adultos, deixa o dia de todos mais alegre e a criança mata a curiosidade do que você faz! Combine com seu chefe essa possibilidade.

  • Levar a criança para a cozinha - Esse é um momento de grande aprendizado para as crianças e eles adoram! E não existe hora melhor para cozinhar do que naqueles dias que não se tem hora para comer. Para criança é uma felicidade comer algo que ela mesma fez, ver a transformação dos alimentos e entender sobre tempo e fazer escolhas melhores.

  • Pular refeição - isso é muito comum e não deve ser motivo para estresse. É normal, afinal tem tanta coisa para se fazer, que a vontade de comer demora a vir mais um pouquinho. Reforce o café da manhã e deixe a criança mais livre em um dia de passeio ou que a brincadeira está sendo muito divertida. Ela não irá deixar de comer para sempre, nem perder ou peso ou deixar de crescer por um dia que pulou uma refeição.

E quando for voltar? Como fazer a criança entender que as férias não duram para sempre?

Utilize um calendário grande e mostre a ela que aquele período tem data para começar e acabar. Mostre que dia será o de volta ás aulas.

1 semana antes de ter que voltar a rotina, já comece a realizar algumas tarefas com o horário que será mantido durante o ano: hora do banho, hora do almoço, hora de dormir...

É normal ficar triste com o fim das férias, mostre ao seu filho que você também se sente assim. Isso ajuda a ele entender que esses momentos fazem parte da vida e são iguais para todos.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page