top of page

Entenda o Sono do Bebê

Passa 1 mês, 2 meses, 3 meses... e o bebê continua acordando de madrugada. Você já trocou a fralda, já colocou ele pra mamar, e portanto, ele se ele está limpinho e de barriga cheia, por que não dorme? E quando dorme, é só colocar no berço para ele abrir os olhos, pronto para começar uma conversa!

Essa é uma das queixas mais comuns nas consultas. E sempre me perguntam: como treinar o bebê para dormir pelo menos de madrugada?

Complicado isso, porque o sono não é uma habilidade a ser aprendida, é uma etapa muito importante do desenvolvimento infantil. Nos primeiros três meses, o bebê está no período da exterogestação, período que a criança precisa ser cuidada como se ainda estivesse no útero, necessitando do contato com você, mãe, o máximo de tempo que puder. Sendo assim, tentar estipular uma rotina rígida não trará nenhum beneficio nesse momento, você só conseguirá ficar frustrada e estressada. Existe um negócio chamado ritmo circadiano (ciclo dia-noite) onde o corpo se acostuma a ficará acordado durante o dia e ter sono a noite. Esse ritmo só inicia após o quarto mês de vida, quando há um maior desenvolvimento cerebral. A partir dessa idade, é que se pode pensar em criar uma rotina mais organizada; mesmo assim, o bebê costuma tirar sonecas durante o dia (não há uma duração fixa ou número certo). Alguns bebês dormem mais e outros menos e isso é muito individual. Crianças em aleitamento materno em livre demanda podem dormir 10 a 12h à noite, acordando de uma a três vezes durante a noite e madrugada para mamar. Mas, isso não é uma regra. A criança em uso de fórmula artificial costuma seguir o mesmo padrão. Vale lembrar que não há a necessidade de acordar o bebê para mamar. Assim, se constrói a rotina e os rituais de sono, ao longo dos meses. E como o crescimento e desenvolvimento mudam de um mês para outro, o sono também pode ter mudanças em alguns períodos. A notícia que poderá tirar seu sono: o seu bebê só vai estabelecer uma rotina de forma definitiva entre 3 e 5 anos de vida. Por isso, não é adequado e nem esperado que o seu bebê durma a noite toda, antes de completar um ano de idade, sem acordar para mamar.

Ser mãe é um eterno aprendizado. Você vai aprendendo cada dia com essa criaturinha linda, e vai entender melhor as suas necessidades, sem deixar de procurar conhecer a si mesma nessa nova etapa de vida. Quando você entender o processo de sono do seu bebê, as expectativas que serão criadas estarão de acordo com a realidade. E, assim, você não cobrará do seu filho um comportamento para o qual ele não está pronto.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page