Muita gente se pergunta: se o risco agora é do coronavírus e a vacina da gripe não protege contra esse vírus, por que devo tomar a vacina agora? Será que vale a pena a vacinação?
Sim, vale! Sem a menor dúvida!
A vacina irá criar uma proteção contra outros tipos de gripe, que são até mais agressivas do que o coronavírus, e que constantemente levam idosos e crianças a internações. Uma dessas doenças é o H1N1.
Além disso, precisamos pensar que nesse momento, os serviços de saúde estão sobrecarregados, e evitar doenças será o melhor para nós e para quem estiver precisando de um atendimento. Imagina gastar recursos e pessoas com doenças que poderiam ser evitadas? Não seria algo bom.
Outro problema é, que o coronavírus pode se tornar um complicador para alguém que já esteja doente e aí sim, em um organismo já fragilizado, se tornar um caso grave.
Por isso, se você está nos grupos que tem prioridade na vacinação, não deixe de se vacinar.
Se você tem a possibilidade de se vacinar, não deixe de se proteger.
A vacinação é um dos meios seguros de se prevenir o surgimento de várias doenças. Esteja sempre com a vacinação em dia.
O Ministério da Saúde iniciou no dia 23/3 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde.
No dia 16 de abril é o momento de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
No dia 9 de maio, será a vez de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
(Fonte: Ministério da Saúde)
Comments