top of page

Descobrindo o Mundo


Você está grávida! Uma nova vida se inicia. E quando seu bebê nascer ele irá se desenvolver e descobrir o mundo....

Nada disso! Ele já está se desenvolvendo dentro da sua barriga e já está começando seus primeiros aprendizados, nesse ambiente aconchegante e exclusivo.


Por volta da 5ª semana de gestação, quando muitas vezes a mulher nem sabe que está grávida, o cérebro do bebê está se formando. O sistema nervoso já começou a se desenvolver na 4ª semana e vai continuar assim até os 20 anos de idade! Agora você percebe que a cabecinha do seu bebê vive em constante aprendizado e desenvolvimento e por isso em algumas situações acontece a cara feia pra comida verde, as malcriações quando algo sai fora do seu desejo, porque tudo é novo e o novo pode muitas vezes assustar.


Vamos entender algumas fases. Assim você poderá ajudar seu bebê a crescer sem tanto sofrimento.

  • 3 meses - Explosão no desenvolvimento sensorial. Agora ele adora, entende e quer participar das brincadeiras com os pais. Esse é o momento onde ele gosta de estímulos como colo e carinho. A amamentação nesse período traz o alimento, o aconchego, a sensação de proteção e se sentir seguro e amado. Então, não dê atenção para quem diz que seu bebê fica muito no colo nessa idade, porque é exatamente disso que ele precisa. Há vários estudos mostrando que bebês que tiveram mais qualidade em tempo com os pais se tornaram adultos com melhores habilidades sociais.

  • 6 a 9 meses - Momento da fala. Ele começa a emitir os primeiros sons e palavras, que parecem um conjunto de vogais ou coisas sem sentido. É o início do amadurecimento do pensamento mais complexo e de ter consciência de si mesmo. Começa aqui as habilidades de autocontrole e planejamento que vão se aperfeiçoando até 24 anos. A partir de agora, quanto maior a repetição, maior será a fixação de determinado aprendizado.

  • 8 meses a 3 anos. Janela de oportunidade para aprendizado de um novo idioma. Nesse período estar exposta a diferentes linguagens faz com que a criança aprenda de forma muito natural.

O que eu preciso fazer para estimular meu filho?

Dar muito carinho e atenção a ele. Paciência em doses elevadas. Você agora sabe que ele levará anos para aperfeiçoar sua capacidade de aprendizado. Música e leitura ajudam nesse processo, mas ele precisa dessa parceria com os pais. Leia, dance, brinque com seu filho. O cérebro humano se desenvolve quando há interação social. E ofereça muito amor. Nada irá substituir isso.


Semana que vem vamos entender esse aprendizado em relação a alimentação.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page