Buscar
  • Luciana Novaes

Coronavírus x Alimentação




A COVID-19, ou Doença do Vírus Corona ou Coronavírus, é um tipo de infecção respiratória, como uma gripe muito forte.

Esse vírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Mas não é uma nova doença: A primeira vez que esse vírus apareceu foi em 1937 e sua descrição aconteceu em 1965, onde o vírus ganho o nome de coronavírus, em decorrência da sua aparência no microscópio lembrar uma coroa.


Você sabia que existem vários tipos de coronavírus? Que eles pertencem a uma família grande de vírus? E que a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus?

Pois é, e a maioria de nós nem sabia que eles estavam por aí, não é mesmo? Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.


Mas como todo vírus de gripe, ele não acha espaço para se reproduzir se tomarmos algumas precauções:

Lavar as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão, principalmente antes de se alimentar e após usar o banheiro.

Cobrir a boca ao tossir ou espirrar, porque você pode estar contaminado e ainda não está manifestando os sintomas e acabar contaminando outras pessoas.

Se você sabe que está doente, não saia de casa e tenha contato com outras pessoas.

Mantenha sua casa arejada: abra janelas, deixe o ar circular.

E não compartilhe copos, talheres e outros objetos pessoais. Cada um usa um e ao acabar de usar lave-os com água e sabão.


Mas esse post não era para falar sobre alimentação?

Era não, é. Agora entendendo um pouco mais sobre como me proteger, conseguimos chegar na alimentação que pode ajudar a passar por essa fase:


Reforço no nosso sistema imunológico

Nosso sistema de defesa natural pode ser reforçado com a utilização de alimentos ricos em vitamina C, vitamina E e vitamina A. Conseguimos essas vitaminas no consumo de vários alimentos.

Vitamina C - frutas como laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba, morango e kiwi.

Vitamina E - óleos, azeite, castanhas, nozes, amêndoas.

Vitamina A - alimentos de cor alaranjada como mamão, abóbora, manga, cenoura, além de gema de ovo, fígado e outras vísceras.


O que mais podemos fazer em relação a alimentação?

Água - beba bastante água, mantenha seu corpo hidratado, ele funciona melhor assim e a água ajuda a eliminar as secreções.

Não fique em jejum - a falta de alimentos pode deixar seu corpo mais desprotegido.

Faça sua alimentação normal - tome café da manhã, almoce, lanche e jante. O melhor remédio agora é o arroz com feijão, junto com os legumes e verduras.


Não se desespere! Se você tem idosos morando juntos não crie pânico ao seu redor.

Não vá a hospitais por apenas está espirrando. Alergias também provocam espirros e não são contagiosas. Sua casa está limpa e sem poeira? Pense nisso.

Procure um hospital se estiver com febre, muita tosse e dificuldade para respirar. Hospital é lugar de gente muito doente e você pode se contaminar por ter ido lá, sem uma grande necessidade.

A máscara deve ser usada por quem está com a doença. Se você não está doente, não terá utilização para você.


Vamos torcer para que nossa população passe por esse problema o mais rápido possível e que possamos continuar com nossa vida e voltar a ter nossas atividades diárias.

#saúde #coronavírus #antioxidante #frutas

0 visualização

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 99144-5442

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

Me encontre nas redes sociais.

  • WhatsApp
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados   .   por Nutri Learn