Você já nem lembra mais como é dormir uma noite toda? Parece que aquela frase ouvida na gravidez está fazendo todo sentido não é? "Aproveita pra dormir agora, porque depois você não conseguirá!". Não se desespere, isso acontece com várias mães, mas passa. Uma hora seu bebê irá ter uma noite inteira de sono.
E quando essa hora vai chegar? Estudos tem mostrado que 4 entre 10 crianças não dormem 8 horas de sono seguidas até completar 1 ano. E algumas dessas crianças não conseguem nem dormir 6 horas seguidas! Então, é necessário uma boa dose de paciência e companheirismo entre o casal ou os membros da família, revezando no cuidado para que todos possam descansar.
E o berço? Adianta colocar a criança no berço já que ela mal deita e já pede para sair?
Sim! Uma pesquisa que analisou dados de 5 países (Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos), constatou que crianças que ficam no berço até os 3 anos de idade adquirem um padrão de sono mais tranquilo: O sono no berço foi associado a ir dormir mais cedo, pegar no sono mais cedo, acordar com menos frequência durante a noite, dormir por longos períodos durante a noite e resistir menos na hora de dormir.
Por que isso? Porque a criança tem a necessidade de ter um espaço que reconheça sendo seu. Se torna algo familiar e acolhedor, que transmite segurança. É o seu mundinho. Por isso, se deve manter esse espaço enquanto a criança couber no berço. É o lugar que ela reconhece como sendo só dela.
Quer saber mais? Leia também a matéria "Quanto uma criança deve dormir?".
E aqui tem o link para o estudo sobre o tempo de berço.
Comments