top of page

Colinho da Mamãe Sara Tudo



Quantas vezes vocês já ouviram que não é para ficar com a criança no colo? Ou que colo demais estraga? No entanto, o que eu percebo na prática, é que colo transmite segurança para a criança e ela se sente amada e protegida, crescendo e se tornando um adolescente e um adulto mais seguro de si.


E no momento da dor? Será que colo de mãe diminui a dor de um machucado? Ou a picada da injeção? Pois é, parece que o melhor remédio para dor realmente é o colinho da mamãe! Foi o que apontou uma pesquisa feita no Instituto de Saúde Materno-Infantil do IRCCS Burlo Garofolo, em Trieste, na Itália.

Especialistas acompanharam 80 recém-nascidos que receberam picadas nos pés para exames de sangue. Tentaram dois métodos de alívio da dor: oferecer nesse momento água com açúcar e leite materno. Além disso foi testado como os bebês reagiam a receber as bebidas em um trocador ou no colo da mãe.


Para se ter uma resposta, foi avaliada as expressões faciais e também as mudanças nos níveis de oxigênio no cérebro das crianças, o que é indicativo da resposta de dor e alívio. O estudo mostrou que a combinação entre uma bebida reconfortante e o colo materno auxiliou o bebê, fazendo com que se sentisse melhor mais rápido. Em especial o leite materno, que proporcionou melhor analgesia do que somente o leite materno ou somente a glicose.


Agora você tem mais um motivo para amamentar e oferecer um colinho ao seu bebê.


Fonte: Infant Analgesia With a Combination of Breast Milk, Glucose, or Maternal Holding. Pediatrics, September 2018, VOLUME 142 / ISSUE 3.





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page