top of page

Um Bebê Pode Ser Vegano?



Já sabemos que o leite materno é o melhor alimento para os bebês; lembrando que até os 6 meses de idade o aleitamento deve ser exclusivo, isto é, só leite materno. Não tem porquê oferecer ao bebê, até essa idade, água, chá ou frutas. É leite materno e mais nada até o sexto mês de vida da criança, e a partir de 6 meses se entrará com a comida, mantendo ainda em vários horários a amamentação, por pelo menos até o final do segundo ano de vida, prolongando essa prática de acordo com o desejo da mamãe e do bebê.


Além disso, a amamentação estabelece o vínculo afetivo entre a criança e a mãe, ajuda ao corpo da mulher voltar mais rápido pro seu estado natural, diminui a chance de câncer de mama e de ovário e o bebê ganha uma imensa ajuda na formação do seu sistema imunológico, tem uma formação correta da arcada dentária e estímulo correto da fala.

Pronto para o consumo em qualquer hora ou lugar, até o sexto mês ele trará tudo que a criança precisa de alimentação. A partir dessa idade, chega o momento de alimentos como os vegetais irão complementar essa alimentação e farão parte da dieta da criança. A preferência é que sejam os mesmos consumidos pela família e que haja uma orientação de um profissional de saúde, sendo o mais indicado um nutricionista.


Dito isso, podemos entender agora alguns mitos e fazer os seus devidos esclarecimentos:


Há alguma diferença no leite de uma mulher que é vegetariana?

A composição do leite materno de mulheres vegetarianas e veganas é bem parecida à composição do leite produzido por mulheres onívoras. Há muitas pesquisas que demonstram isso, e não há motivo para esse tipo de preocupação. Inclusive quando se trata de avaliar a vitamina B12, que é sempre apontada como uma deficiência em veganos, porque essa deficiência também pode ocorrer em mulheres que consomem alimentos de origem animal. O que determina esse nível satisfatório da vitamina é o caminho que ela faz no organismo e como acontece sua absorção. Portanto, qualquer gestante deve ter essa vitamina avaliada e suplementada em caso de sua necessidade, para garantir que tanto a saúde da mãe quanto a produção de leite tenham quantidades adequadas.


Fórmulas infantis podem ser utilizadas como complemento?

O importante é que se tente de todas as maneiras manter a amamentação. A fórmula entra como uma alternativa, no caso de uma criança que apresente alguma situação onde não haverá a possibilidade dela ser amamentada. As fórmulas infantis têm composição aproximada do leite materno e, apesar de não fornecerem todos os nutrientes encontrados no leite materno e também não conseguirem passar anticorpos, elas irão garantir peso e crescimento adequados ao bebê.

Se a família for ovolactovegetariana, todas as fórmulas se adaptam, já que são a base de leite de vaca.

Se a família for vegana ou a criança apresentear alergia a proteína do leite de vaca, se utilizará as fórmula de soja e arroz.


Posso substituir as fórmulas por bebidas de soja, arroz ou outro vegetal?

Não, As bebidas vegetais comuns não conseguem garantir todos os nutrientes adequados a essa fase da vida, e portanto, não garantem o desenvolvimento correto ao bebê.


Fórmulas contendo soja são saudáveis?


De certo modo sim. O problema é que a soja é tão alergênica quanto a proteína do leite de vaca, o que vai depender de como a criança poderá reagir. No caso do surgimento de uma alergia, se indicaria apenas o consumo da fórmula de arroz ou alguma específica para o tipo de dificuldade que a criança estiver apresentando. Essas indicações deverão ser feitas por um profissional de saúde.


Então pode um bebê ser vegano?

Sim, desde que se mantenha a amamentação ou utilização de fórmula correta, indicada por um nutricionista quando há sua necessidade, e a entrada dos alimentos vegetais de forma a estimular o consumo do bebê a partir de 6 meses.


É muito importante que a mãe tenha uma rede de apoio para que esse momento transcorra de forma mais tranquila. Essa rede pode ser o marido, a mãe, avó, uma tia ou vizinha, uma amiga, o importante é ser alguém de confiança. Alguns momentos onde essa rede é fundamental:

  • Alguém para ajudar na limpeza da casa, organização das roupas e louças.

  • Também é importante ter alguém que organize as refeições.

  • Pense em alguém para ficar com o bebê por alguns minutos (importante para que a mãe possa descansar, tomar um banho e relaxar).

O que não pode faltar a esse bebê é carinho e respeito a essa família que tomou a decisão de não consumir mais produtos de origem animal.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page