top of page

Amamentação na Prevenção do Diabetes


Toda hora eu falo sobre os benefícios da amamentação, tanto para mulher quanto para os bebês. Cada vez mais publicações tem enfatizado que a prevenção das doenças crônicas se começa cedo e algumas práticas são importantíssimas para esse fim: a amamentação é uma delas.


Em janeiro saiu um artigo pela JAMA Internal Medicine comprovando mais uma vez esse real benefício. Os pesquisadores conseguiram identificar que a amamentação chega a reduzir em até 50% as chances de mulheres desenvolverem a Diabetes Tipo 2, que está intimamente relacionada com a obesidade e maus hábitos alimentares. A pesquisa acompanhou 1238 mulheres durante 30 anos.


A explicação é que em cada mamada uma quantidade de glicose, o açúcar que fica no sangue, é desviado para o leite materno, com a intenção de nutri o bebê. Além disso há o gasto físico pelo tempo de mamada que ajuda no controle do peso e o aumento da produção de prolactina, um hormônio que estimula a produção de leite. Esse hormônio pode melhorar a sensibilidade da insulina, captando melhor essa glicose no sangue.


Agora você tem mais um motivo para amamentar ou continuar amamentando.


Fonte: Lactation Duration and Progression to Diabetes in Women Across the Childbearing YearsThe 30-Year CARDIA Study. JAMA Intern Med. 2018;178(3):328-337. doi:10.1001/jamainternmed.2017.7978

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page