top of page

Uso de Plásticos e a Saúde do Bebê



Você já ouviu falar em xenobióticos?

Xenobióticos são compostos químicos estranhos ao organismo humano. E, dependendo do nosso metabolismo, podemos ter alterações na saúde pela excessiva presença deles no nosso dia a dia. Compostos presentes no plástico estão nessa categoria.


Em uma pesquisa na Alemanha, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Robert Koch, que investigou a quantidade de subprodutos plásticos no organismo de 2.500 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, entre os anos de 2014 e 2017, trouxe um resultado preocupante: traços de 11 de 15 ingredientes plásticos estavam presentes em 97% das amostras de sangue e urina.


O que chamou a atenção foram os altos níveis de ácido perfluorooctanóico (PFOA). Essa substância é freqüentemente usada em panelas antiaderentes. Segundo o Ministério do Meio Ambiente alemão, o produto químico é perigoso para o sistema reprodutivo e é tóxico para o fígado. Lá ele será proibido a partir de 2020. "Nosso estudo mostra claramente que os ingredientes plásticos, que são cada vez mais usados, também estão aparecendo cada vez mais no corpo", disse Marike Kolossa-Gehring, uma dos autoras do estudo.


Segundo a pesquisa, quanto mais nova a crianças, mais ela é afetada pela ingestão de plástico. Esse estudo ainda não foi publicado mas, a pedido do Partido Verde, o governo resolveu divulgar os resultados, pela importância e impacto que pode ter sobre a saúde pública.

Essa pesquisa serve de alerta para todos. Inclusive pela presença de bisfenol, outro composto muito comum em potinhos plásticos, que passa para os alimentos quando em contato com o calor (comida quente ou aquecida neles em microondas) ou quando fica muito tempo em contato com alimentos.


E como podemos diminuir esse risco para os pequenos, que são as maiores vítimas dessa intoxicação? Mudando os utensílios.

  • Preferir as panelas de inox ao invés do teflon.

  • Utilizar potes de vidro ou bambu.

  • Utilizar colheres, conchas e outros utensílios de inox ou silicone.

Essas medidas, já diminuirão muito o contato e riscos para a saúde da criança.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page