top of page

Por Que Ter Um Filho?



Você estuda, se forma, encontra alguém legal, namora por um tempo, descobre que aquela pessoa é o amor da sua vida, faz planos junto com ela, se casa e vão viver uma vida a dois.

A partir de agora vocês dois decidem sobre suas vidas. Chega de dar satisfação aos pais. Ir a festas sem ter hora para voltar. Agora você trabalha, tem seu dinheiro e decide como quer gastá-lo: passeios, roupa nova, restaurante, umas férias....


Mas aí, a falta de algo que não se sabe ao certo o que é, leva a uma dessas pessoas dizer: "Acho que chegou o momento de termos um filho, o que você acha?". E por que fazer essa escolha?


Seria porque queremos parar com as noitadas e voltar a ter hora de estar em casa? Seria porque queremos agora só fazer passeios calmos, tranquilos e seguros? Seria porque decidimos que não usaríamos mais o dinheiro para o nosso prazer, porque agora ele vai todo embora com fraldas, brinquedos, escola, livros e o que sobrar (se sobrar!) precisaremos guardar para o futuro?


Ah já sei! Queremos para poder não conseguirmos marcar um compromisso, sem consultar quem poderá nos ajudar (avós, tios, babás). Não, queremos para na hora da preguiça em que comíamos qualquer coisa, agora sabermos que cansados ou não teremos que fazer jantar, guardar objetos, deixar a casa limpa e arrumada.


Ou melhor, queremos para mostrar nosso poder. Agora temos alguém para gritar, bater, reclamar, sem que essa pessoa possa nos contradizer. Para darmos sermões ou para dar castigos, colocando no cantinho do pensamento "quando se comportam mal". Para falar palavras que magoam ("Você é burro?" "Grande, grande fazendo pirraça, você não tem vergonha?" "Que coisa feia, para de chorar!").


Ou quem sabe queremos mostrar para as pessoas como somos fitness e saudáveis, e nossos filhos serão a nossa propaganda. Não importa se eu como todas as gorduras que vejo pela frente porque meu filho só comerá brócolis. E ai dele se não comer! Hum... voltamos a mostrar nosso poder?


Mas, será que decidimos ter filhos, porque há tanto amor na relação que queremos distribuir esse amor com mais alguém? Porque sentimos tanta vontade de abraçar e beijar e fazer carinho que seria ótimo ter mais uma pessoa por perto para fazermos isso? Para brincar e voltar a ser criança, lembrando os momentos gostosos que passamos com nossos pais? Para dormir sentindo carinho e um calor gostoso de alguém que nos ama incondicionalmente? Para sentir novamente o prazer de aprender algo novo e ver o mundo com os olhos de quem está descobrindo tudo pela primeira vez? Para ver alguém crescer e pensar: "todo dinheiro que gastei valeu a pena!".


Acho que a maioria das pessoas, decidiu ter filhos por essas últimas razões. Se você não está se sentindo assim, talvez seja o momento de repensar essa decisão. Se você se sentia assim, mas agora se vê fazendo só aquilo que não seria o motivo para ter um filho, talvez devesse se perguntar: em que momento perdeu esses desejos bons? Em que momento deixou de abraçar e beijar seu filho, e dizer que ele foi a melhor decisão da sua vida?

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page