top of page

Bebê Prematuro Precisa de Mais Tempo Com a Mãe



Ter um bebê é uma tarefa que vira a vida de uma mulher de cabeça para baixo. Mesmo as mais preparadas são pegas de surpresa em várias situações, afinal é uma nova pessoa no lar, mudando toda a dinâmica do dia-a-dia. E se o bebê for prematuro, os desafios são multiplicados. Não é fácil passar seus primeiros dias de convívio em um hospital, sentada ao lado de um leito de UTI.


Quando tudo termina bem, depois de dias e até meses nesse ambiente, finalmente a criança pode ir para a casa com a família. Nesse momento tão importante para todos, pode ser que a mulher descubra que só terá alguns dias ou ás vezes nem poderá ficar mais em casa cuidando do seu bebê. Isso acontece quando o tempo de internação é contado como licença maternidade.


Porém, uma luz tem surgido em relação a isso. Está em discussão na Câmara dos Deputados uma nova PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que quer estender o tempo desse benefício para as mães. A ideia é que o tempo de internação do bebê não conte como licença maternidade, que ele seja somado a licença. Na prática seria assim: hoje a mulher que tem 4 meses de licença, se seu bebê ficar internado por 2 meses no hospital, ela só terá mais 2 meses com o bebê em casa. Se mudar: A mulher ficaria junto ao bebê por 2 meses no hospital e quando a criança recebesse alta, eles teriam seus 4 meses juntos no lar.


O Ministério da Saúde estima que 12,4% de gestantes tem bebês que nascem antes do temo esperado, sendo totalizado com isso 340 mil crianças prematuras ao ano.

O acompanhamento da mãe nos primeiros meses traz segurança e favorece ao aleitamento materno por mais tempo, Isso é essencial para oferecer ao bebê uma melhor condição de desenvolvimento físico e mental.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page