top of page

5 Formas de Fortalecer as Defesas pela Alimentação



Mudança de tempo, um dia está Sol e calor e no outro vem uma chuva com ventos, a temperatura cai.... Normalmente quando o tempo fica assim o organismo não dá conta de tantas mudanças e o sistema imunológico perde um pouco o controle deixando as portas abertas para vírus e bactérias oportunistas se instalarem.


Em um dia estamos bem e no outro vem resfriados, alergias, gripes, cai a disposição e vem a vontade de não fazer nada. Mas isso pode mudar! Existem alguns alimentos e nutrientes que dão esse reforço e deixam nosso corpo mais protegido e menos vulnerável a essas encrencas que nos prendem a cama.


Comer bem, com variedade, evitando alimentos industrializados faz muita diferença, mas podemos reforçar a alimentação:


1 - Probióticos

As bactérias benéficas que ficam no nosso intestino tem papel fundamental no reforço das nossas defesas. Utilize iogurtes naturais ou kefir e faça uso diário de alimentos que possuem essas bactérias do bem.


2 - Alho

Possui ação expectorante, antisséptico, anti-inflamatório, antibacteriano, controla a pressão arterial, antioxidante e diminui o colesterol. O princípio de ação do óleo de alho se deve à alicina e aliina e a alicina possui propriedade bacteristáticas e bactericidas sobre numerosas bactérias.


3 - Gengibre

Pode estar presente em sucos e chás. É uma raiz antibacteriana que controla o processo inflamatório. O gengibre apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, exercendo ação nos sistemas digestivos, nervoso central e cardiovascular. Age como estimulante para o trato gastrintestinal, e é um excelente antiemético (contra enjoos e vômitos), em razão de não demonstrar efeitos colaterais em comparação a outras drogas antieméticas.


4 - Cogumelo

O shitake aumenta o nível de linfócitos, que são as células de defesa do nosso organismo. Cogumelos tem ação antioxidante, previnem e promovem redução de colesterol e triglicerídeos, e possui ação anti-inflamatória.


5 - Vitaminas

Vitamina A - Reforça a barreira de mucosas do boca e do nariz, impedindo a entrada de micro-organismos. Presente em Fígado, gema de ovo, cenoura, abóbora, manga.

Vitaminas do complexo B - aumentam as células de defesa que geram anticorpos. Presente em carnes, leite, cereais integrais e leguminosas.

Vitamina C - Aumenta a imunidade. Presente em laranja, acerola, tomate, abacaxi, kiwi, limão.

Vitamina D - Aumento das células de defesa. Presente em ovo e peixes gordurosos, e pela exposição solar.

Vitamina E - Antioxidante, confere prevenção as células de defesa. Presente em nozes, germe de trigo e óleos vegetais.


Mantendo a alimentação variada, com a presença dos alimentos citados, podemos dar o reforço que nosso corpo está precisando.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page