top of page

Diabéticos também podem comer frutas

​​

As enfermidades provocam mudanças nos hábitos alimentares. A falta de orientação adequada faz com que a pessoa portadora da doença acabe por restringir sua alimentação retirando alimentos que são benéficos e podem ser consumidos em pequenas quantidades.


Esse é caso das frutas na vida de pessoas portadora de Diabetes. Com medo de ter uma alta de açúcar no organismo, muitos pacientes deixam de comer frutas e acabam prejudicando o seu organismo com essa atitude, porque elas são importantes fontes de vitaminas e fibras que auxiliam diversas funções para o bem-estar do organismo.


Apesar das frutas possuírem frutose, um açúcar de rápida absorção, elas são recomendadas junto com outros vegetais e cereais exatamente para proteger a saúde contra doenças como o Diabetes e Doenças Cardiovasculares. Por que isso? Porque as frutas não contêm apenas açúcar, elas também possuem fibras que levam a uma absorção mais lenta desse açúcar e com isso uma resposta mais baixa no controle da glicemia. Por isso, dê preferência para comer frutas com casca e bagaço e que possuem um baixo índice glicêmico, como uma pequena porção de ameixa, morango, pêra ou maçã.


Há vários estudos que mostam que em um consumo regular, e em pequenas quantidades, de frutas, se consegue diminuir os valores da hemoglobina glicosilada, um exame que verifica como anda o controle da glicemia do paciente, como descrito no estudo de revisão feito por Agüero, Piña e Pérez em 2012.


Comer adequadamente sem passar por privações, Esse é um dos enormes benefícios que se tem ao fazer uma consulta com um nutricionista. Esse profissional conseguirá estabelecer uma alimentação correta, sem privações e na quantidade que o seu organismo conseguirá absorver, sem trazer prejuízos caso você seja portador de alguma doença crônica, como a Diabetes.


Pacientes com enfermidades só tem a ganhar quando além do cuidado médico, contam com o apoio do nutricionista.


Para alegrar o nosso dia e colocarmos mais frutas na nossa alimentação, segue uma receitinha que poderá ser feita até por quem é diabético:


Gelado de Frutas


Ingredientes:

1 copo de iogurte natural desnatado

½ xícara (chá) de leite desnatado

3 colheres (sopa) de adoçante culinário

1 envelope de gelatina incolor sem sabor

½ xícara (chá) de suco de laranja

6 morangos picados

1 pêra picada

1 xícara (chá) de maçã picada


Modo de fazer:

Hidrate a gelatina com o suco. Leve em banho maria para terminar de dissolver. Em uma tigela, bata o iogurte, o leite e o adoçante e quando tudo estiver bem misturado, junte a gelatina dissolvida com o suco. Coloque as frutas picadas e mexa devagar. Distribua essa mistura em tacinhas e leve à geladeira por 2 horas. E está pronto. Rende aproximadamente 4 tacinhas. É leve, gostosa e refrescante.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page