top of page

Aprendendo a Ler Rótulos - Iogurte Natural


É muito importante que tenhamos o costume de ler os rótulos dos alimentos industrializados. Atrás de uma embalagem colorida e bonita podemos encontrar ótimos produtos, mas também verdadeiras bombas que levam a pioras na saúde que à primeira vista irão parecer serem saudáveis.

Com tantos benefícios em um alimento extremamente saboroso, a indústria não poderia ignorar o iogurte e hoje temos tantas opções que não sabemos diferenciar qual o melhor ou qual “parece” ser excelente e depois se percebe que nem tudo que parece é.


O iogurte natural é um excelente alimento considerado funcional. Alimentos funcionais são aqueles que além de nutrir de forma adequada o ser humano, possuem benefícios e funções no organismo que auxiliam a melhora do estado de saúde, aumentam o bem-estar físico ou mental ou podem reduzir riscos associados a várias doenças. Normalmente um iogurte é rico em vitaminas do complexo B, cálcio e possui baixíssima quantidade de lactose, sendo um alimento de mais fácil digestão.


O consumo de iogurte tem crescido a cada dia no Brasil. Sendo uma opção para um produto lácteo, de baixa caloria e que auxilia a manutenção da flora intestinal, colaborando em dietas de emagrecimento, distúrbios do trato gastro-intestinal e em práticas de reeducação alimentar.


É um alimento probiótico, possuindo microorganismos vivos que beneficiam ao nosso organismo, promovendo um balanço adequado da flora intestinal e melhorando com isso a imunidade. Pode se tornar um simbiótico, quando colocamos algum tipo de carboidrato de difícil digestão, como as fibras. Nesse caso estamos fornecendo as bactérias (microorganismos) que auxiliam nosso funcionamento e alimentos (fibras) que ajudarão a manter o funcionamento adequado dessas bactérias, tornando-o assim um alimento mais completo.


Vamos analisar algumas marcas de iogurte natural e depois você será capaz de tirar suas próprias conclusões.

Alguns tipos de Iogurtes Naturais ou sem sabor:

*Quantidade descrita nos rótulos de 1 unidade (1 copinho ou 1 potinho).

Análise.

O que temos que levar em consideração na escolha de um alimento não são as calorias. O mais importante é a qualidade do alimento, o que ele traz de nutrientes e benefícios para o nosso corpo. Por isso coloquei os iogurtes em ordem do que considero um produto de melhor qualidade de nutrientes oferecidos, por ingredientes mais naturais e quantidades de cálcio e proteínas contidas em cada copo.


Os melhores iogurtes naturais são aqueles que possuem apenas dois ingredientes: leite e bactérias. O leite pode ser líquido, em pó, reconstituído, soro e as bactérias costumam vir em forma de fermento lácteo. Aí temos o nosso maravilhoso iogurte, não sendo necessário ser acrescentado mais nada.


Selecionei algumas marcas para vocês perceberem que o mesmo produto pode vir de modos bem diferentes. Pensando em o quê um iogurte natural deve ter, a Vigor, a Batavo e a Nestlé possuem boas opções, que satisfazem a utilização de poucos ingredientes fornecendo ótimas quantidades de cálcio e proteína. A Danone apesar de ter um iogurte com o valor mais alto de cálcio e proteína entre os aqui analisados, ela perde por conter amido, espessante, estabilizante e ser um alimento de risco para intolerantes ao glúten ou alérgicos a oleaginosas.


Reparem que quanto mais ingredientes são adicionados, também há uma diminuição nas quantidades de cálcio e proteínas oferecidas. Alguns são adicionados de farinha, frutose e açúcar, o que eleva o teor de carboidrato e pode não ser tão atrativo para quem tem que fazer o controle desse nutriente. E açúcar não é uma adição vantajosa para ninguém.


Resolvi colocar alguns rótulos do tipo Grego porque vejo que muitas pessoas confundem o iogurte natural com o iogurte grego sem sabor. Os iogurtes gregos acabam sendo uma mistura em um iogurte e podem levar farinha, gelatina, açúcar (mesmo nos que não tem sabor), e possuem as quantidades de cálcio reduzidas em relação a um iogurte natural tradicional. Não indicaria ele nem como uma sobremesa, porque em termos de qualidade uma fruta ganha pontos de longe. E que tal uma fruta amassada em um copinho de iogurte natural, para quem gosta de um sabor mais adocicado? Uma opção muito melhor.


Para fechar essa conversa, ainda achei esse Beauty, enriquecido com colágeno, que é uma proteína, presente em grande quantidade no nosso organismo responsável por inúmeras funções como uma pele mais resistente. Ela vai diminuindo com o passar dos anos e por isso é muito utilizada nos tratamentos estéticos para uma melhora da pele, porque confere resistência e diminui rugas. Só que não se tem benefícios do colágeno dessa maneira. Além do que, é um tanto curioso que o iogurte que possui uma proteína acrescentada seja o que menos quantidades de proteína possui no potinho. Quer utilizar colágeno? Procure um nutricionista, de preferência com especialização na área de estética, porque ele saberá o tipo de colágeno, quantidades e formas corretas da sua administração.


Se beneficie do iogurte natural, aquele que só possui leite com fermentos lácteos. Coloque uma fruta ou grãos e aproveite tudo que ele poderá fazer pelo seu organismo.

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page