Você Já Ouviu Falar Sobre PANC?

15/11/2018

 

Sabe aquela planta que você acha bonita e utiliza para decoração? Já parou para pensar que ela poderia ser saborosa e dar mais cor e beleza no seu prato? Isso mesmo, PANC é um termo utilizado para se referir a Plantas Alimentícias Não Convencionais. E essas plantas, que podem ser enquadradas como verduras ou hortaliças ou até como frutas, tem sido cada vez mais colocadas na culinária.

 

Pode não parecer, mas você já teve contato com uma PANC. Existem mais de 350 espécies catalogadas, e muitas já faziam parte da alimentação e pela perda de uso hoje são consideradas PANC. Agora, muito cuidado ao sair por aí querendo comer todo matinho que encontrar. Algumas plantas podem ser venenosas ou nem todas as partes de uma PANC podem ser consumidas; para se consumir com segurança, é necessário verificar com um especialista se determinada planta pode ou não fazer parte da sua alimentação.

 

Existem PANC que podem ser consumidas cruas e outras que precisam ser cozidas, como vários vegetais que consumimos no dia a dia.

Que tal colocar uma PANC na cozinha? Vou te dar alguns exemplos:

 

Azedinha (Rumex acetosa) - saladas e sucos.

Capuchinha (Tropaeolum majus) - folhas, flores e sementes podem ser utilizadas em saladas.

Folhas de batata doce - podem ser consumidas depois de cozidas ou refogadas.

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) - a queridinha de muitos vegetarianos, onde se usa as folhas e frutos, crus ou cozidos.

Peixinho (Stachys byzantina) - as folhas podem ser cozidas.

Mil folhas (Achillea millefolium) - pode ser feito um chá.

Lirio-Amarelo (Hemerocallys spp.) - Os botões podem ser usados como condimento, as flores, cruas ou cozidas como corante natural Mas cuidado para não confundir com os lírios ornamentais, usados em floriculturas.

 

Para conhecer mais sobre PANC, o site ONG Verde disponibiliza uma cartilha sobre o tema.

 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.