Suco para Criança Pode?

01/02/2018

 

Essa é uma pergunta que sempre aparece no consultório. Essa dúvida surgiu porque algumas pessoas, com pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto, andaram criando um pânico na população, atraindo a causa da obesidade ao consumo de sucos naturais.

 

Pra começar, a obesidade é uma doença séria sim, mas que possui vários fatores para o seu surgimento: alimentação inadequada, sedentarismo (não se exercitar, fazer atividades que gastam pouca energia), alguns fatores genéticos (herança de pais, familiares), algumas doenças, utilização de alguns medicamentos, entre muitas outras coisas. 

 

Fruta é um alimento saudável, rico em vitaminas e sais minerais e água. Fornece nutrientes importantes e ajuda na hidratação. Além, disso possuem fibras que auxiliam no controle do próprio açúcar presente na fruta (a frutose) e ajudam no funcionamento do intestino.

 

Esclarecido isso, vamos aos sucos. Como qualquer alimento, os sucos devem ser consumidos com moderação e se possível, com a orientação de um nutricionista. Nenhum alimento em excesso trará benefícios, porque o que vem em excesso ou será guardado em forma de gordura no nosso corpo ou deverá ser eliminado, obrigando nossos órgãos a trabalharem demais, levando ao surgimento de doenças.

 

Sucos podem ser uma opção para crianças que não conseguem comer todas as frutas, podem servir para refrescar no calor e oferecer um lanche saudável e de fácil digestão, que pode acontecer pela manhã ou antes de uma atividade física. O problema estará na quantidade e em que momento esse suco será oferecido. E a quantidade vai variar de acordo com a idade e estilo de vida de cada criança.

 

Siga essas recomendações:

  • Em primeiro lugar, sempre, a fruta, de forma natural.

  • Na impossibilidade, se poderá utilizar, em pequenas quantidades, o suco de fruta natural (um nutricionista pode fazer essa orientação), feito na hora, de preferência sem ser coado.

  • Se tiver que utilizar um suco industrializado, esse deverá acontecer em caso de muita necessidade e total falta de opção no acesso a fruta, e o suco deverá ser o integral, sem adição de açúcar ou adoçante e outras substâncias artificiais.

E lembre-se, suco não substitui a água que deve ser oferecida a criança ao longo do dia, e essa deve ser a forma de se matar a sede.

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.