Pãozinho Colorido

08/06/2018

 

Existe coisa mais gostosa do que cozinhar? Sim, cozinhar com criança! Criança gosta de pãozinho? Sim! E pãozinho colorido? Aí, fechou!

Então vamos para a cozinha, levar a criançada para ajudar em pães que são nutritivos e muito divertidos. Sem corantes artificiais que provocam muitas alergias nos pequenos.

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de cenoura ou beterraba em rodelas ou 1/2 maço de espinafre
1/2 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de óleo
10 g de fermento instantâneo para pão
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

 

Modo de fazer:
No liquidificador, bata a hortaliça escolhida com 1/2 xícara de água. Em uma tigela, junte a farinha integral, o óleo, o sal, o açúcar, o fermento e a mistura de hortaliça e água. Com uma colher de pau, mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até que a massa desgrude levemente das mãos. Sove por cinco minutos. O resultado é uma massa mais úmida mesmo. Com as mãos enfarinhadas, faça bolinhas de mais ou menos 40 g e distribua-as em uma assadeira deixando uma pequena distância entre elas. Cubra com um pano de prato úmido e deixe crescer por uma hora e meia. Preaqueça o forno a 180ºC e asse os pães por 20 minutos ou até dourar.

 

Dicas:

Pãozinho colorido com frutas: coloque a fruta de preferência em um liquidificador ou processador, com o mínimo de água possível. Se puder, nem acrescente água. Passe essa mistura por uma peneira e use esse caldo na massa.

Pãozinho colorido com legumes: coloque o legume de preferência em um liquidificador ou processador, com 100 ml de água (aproximadamente 1/2 copo americano). Bata até formar uma mistura. Passe essa mistura por uma peneira e use esse caldo na massa.

 

Tipos de corante:

Corante laranja - feito com cenoura.

Corante vermelho - feito com morango.

Corante verde - feito com espinafre.

Corante amarelo - feito com manga.

Corante roxo - feito com beterraba.

 

Fonte: Revista Crescer.

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.