Óleo é Melhor que Manteiga?

12/04/2018

 

Existem diversas plantas que possuem óleos que trazem muitos benefícios à saúde: sementes, oleaginosas, grãos, abacate são exemplos de vegetais que fornecem óleos de grande qualidade.

O que faz diferença é a forma de extração desse óleo. 

 

Os óleos extraídos a frio são obtidos da prensagem de plantas sem nenhum produto químico. Isso garante um óleo puro.

 

O óleo refinado, forma mais comum de extração de óleo, envolve um aquecimento do vegetal em altas temperaturas, muitos solventes e substâncias químicas, alterando as características dos grãos, oxidando os óleos por conta da temperatura, o que pode levar a doenças coronarianas e alguns tipos de câncer.

 

Por isso é muito prejudicial a utilização de óleo refinado e o costume de excesso de frituras e utilizações sem a menor necessidade, como temperar arroz ou feijão. Pior se a pessoa ainda faz uma fritura e reutiliza esse óleo mais de uma vez.

 

Também utilizar um óleo prensado a frio para frituras, com alto aquecimento, é destruir os compostos que seriam benéficos. Dessa maneira, mesmo sendo um óleo de melhor qualidade, ele trará mais prejuízos do que benefícios a nossa saúde.

 

E a manteiga? É uma gordura de origem animal, proveniente do leite, que possui algumas vitaminas. Mas não consegue ter os benefícios dos óleos vegetais.

A manteiga oxida facilmente na presença de luz e não se mantém estável em altas temperaturas, sendo tão prejudicial quanto um óleo refinado para fritura.

 

Agora você sabe a diferença.

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.