5 Dicas da Lancheira Saudável

15/03/2018

 

Os lanches são importantes porque eles complementam as refeições, dando para as crianças o que ficou faltando que não entrou nas refeições como café da manhã, almoço ou jantar.

Grande erro achar que lanche não é importante para uma criança. Pior é achar que a hora do lanche é a hora de consumir coisas sem valor nutricional adequado, principalmente para quem está em fase de crescimento e desenvolvimento.

 

Como é a lancheira de grande maioria das crianças? Cheias de snacks industrializados, biscoitos com excesso de gordura e açúcar e grandes quantidades. Além de não oferecerem alimentos que completariam a refeição, conseguem deixar a barriga cheia e tirar o apetite da criança para a próxima refeição em casa.

 

Então vamos mudar essa situação? Sim, você pode! Com pequenas mudanças, dentro do seu tempo e disponibilidade, você transformará a lancheira do seu filho em uma caixinha de nutrientes gostosos e necessários para ele ter cada vez mais saúde.

 

1ª Dica - A quantidade varia de acordo com o tamanho e a atividade da criança.

No dia da educação física o lanchinho precisa ganhar mais reforço, por conta do gasto de energia. Os dias que for só aula em sala, não será necessário aumentar a porção.

 

2ª Dica - Respeite a individualidade do seu filho.

Se ele come pouquinho, mas fica satisfeito e está se desenvolvendo bem, está ótimo. Se ele disser que está satisfeito, respeite. Verifique se na lancheira, todo dia sobra o lanche. Talvez esteja sendo colocado mais do que ele poderia aguentar.

 

3ª Dica - Lanche escolar tem que ser prático.

Isso não é sinônimo de comprar tudo pronto, industrializado. Quer coisa mais prática do que uma fruta? E que tal fazer o suco, congelar e colocar na lancheira? Até a hora do recreio estará fresquinho para a criança beber. Fazer um bolo caseiro, dividir nas porções que a criança normalmente come e congelar? Retire do congelador o que for consumir e passe para a geladeira; faça isso no dia anterior. O bolo sempre estará com gosto de fresquinho.


4ª Dica - Ofereça opções, respeitando o gosto da criança. Acostume-a aos poucos a novidades saudáveis. Algumas opções:

Mix de castanhas, nozes, amêndoas e uvas passas no lugar do biscoitinho.

Bolos e biscoitos caseiros no lugar de industrializados.

Pães integrais ou com legumes na massa, recheados com frango desfiado, queijo branco ou uma pastinha caseira.

Se não puder fazer o suco e tiver que ser de caixinha, escolha os integrais sem açúcar ou conservantes.

Chips de batata doce assada.

Iogurte

Frutas

 

5ª Dica - Tem que ser gostoso!

Varie o lanche, para que a criança não enjoe. Deixe ela participar de algumas escolhas. Saiba entender que a hora do lanche também é um prazer.

 

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.