Grávida Sem Estresse de Fim de Ano

19/12/2019

 

Fim de ano chegando, 2019 dando adeus e com ele vem a esperança de um 2020 melhor, com muitas alegrias e realizações. Mas, também é um período de correria para as compras de Natal, a loucura de decorar a casa e, pra muitos o planejamento de uma viagem. E como fazer isso ainda estando grávida? Vou te dar uma ajudinha para não enlouquecer nesse período:

 

Planejar é o que fará tudo ser mais tranquilo:

Antes de ir para o shopping e ficar entrando e saindo de lojas lotadas, o que pode aumentar o cansaço desse período, faça uma lista com os nomes de quem você precisa presentear, o tipo de presente que está em mente e quais as possíveis lojas para visitar. Crie esse roteiro porque isso irá te ajudar a não perder tempo e diminuir o desgaste físico nas caminhadas.

 

Beba muita água:

Isso para grávidas é fundamental. Período de grande calor e na ânsia de fazer tudo é normal esquecer de beber algum líquido, principalmente água. Como resolver isso? Levando uma garrafinha e andando com ela na mão.


Alimente-se bem:
Nesse período é quase impossível evitar o consumo de alimentos mais calóricos, com mais açúcar e gordura, e isso pode ser complicado para gestantes, porque a ação da progesterona, importante hormônio que auxilia a manter o bebê se desenvolvendo bem, também relaxa toda a musculatura do estômago e intestino e leva a gestante a demorar a fazer a digestão. Então, nesse período, coma em pequenas porções com maior frequência. Evite líquidos durante a refeição, para não ficar se sentindo cheia e provocar refluxo ou amento de enjoos. Utilize as frutas como lanchinhos intermediários: elas ajudam a hidratar, fornecem energia e possuem uma digestão mais rápida. Converse com seu nutricionista sobre opções saudáveis para esse momento.

 

Aceite e peça ajuda:
Delegue algumas funções a família e aos amigos mais chegados. Entenda que o cansaço é um aviso do seu corpo pedindo mais repouso e carinho com você mesma e seu bebê. Pernas e pés inchando? Hora de parar, se recostar em almofadas e colocar os pés para cima. Dor nas costas? Hora de deitar por alguns minutos. Seu corpo te dará todos os sinais de quando está ficando puxado para você, atenda esses pedidos.


Planeje a viagem:
Vai viajar de avião? Então você precisa conversar com o(a) obstetra e verificar se está tudo bem para fazer esse tipo de viagem. Veja com ele os cuidados necessários e medicamentos de emergência que poderá tomar (para uma dor de cabeça ou enjoo). Se a viagem for longa, por conta do grande tempo sentada sem grande movimentos, a perna pode inchar. Por isso é essencial usar meias elásticas, além de se levantar e andar pelo corredor a cada 90 minutos. Se a viagem for de carro, evite os horários onde o Sol está mais forte e pare a cada 1h-1h30 para se movimentar e diminuir o cansaço da coluna e das pernas. E não esqueça de ter o cartão de pré-natal junto com você: ele fornece informações importantes em um atendimento de emergência com um médico que não conhece seu histórico de saúde.

 

Sem álcool
Independente do período, grávidas não devem ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica, porque ela consegue atravessar a barreira que protege o bebê e chegar até ele, provocando sérios danos a sua saúde. Peça para preparem drinques com frutas e água com gás, participe das comemorações respeitando seu bebê e esse momento lindo. Essa semana colocarei ideias para esses drinques que são deliciosos e refrescantes e lindos para sair nas fotos.

 

Seguindo essas dicas, você passará por esse período com muitas alegrias e estará bem para a chegada desse bebê tão esperado.

Please reload

Rua Santo Afonso, 44, Sala 801, Tijuca

Rio de Janeiro, RJ, CEP 20511-170

(21) 2143-4599

(21) 2254-8186

(21) 99144-5442

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

luciananovaes.com © 2014  Todos os direitos reservados.